Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Declarar o aluguel pago aumenta a restituição do Imposto de Renda 2022?

Quem aluga um imóvel, deve, obrigatoriamente, declarar o valor pago anualmente de aluguel no Imposto de Renda. Entretanto, essa despesa não ajuda a diminuir o imposto a pagar nem eleva a restituição. Apesar disso, se você deixar de declarar o aluguel pago, pode receber uma multa da Receita Federal em 20% do montante de aluguel que não informou em 2021.

Sendo assim, é necessário detalhar o aluguel pago para cruzar essas informações com a declaração do proprietário do imóvel. Assim, se o dono do imóvel não declarar o imposto, a Receita irá atrás dele. Ademais, o trabalhador autônomo pode lançar o aluguel no seu livro-caixa. Abaixo, confira os detalhes.

É provável que você também goste:

Vai declarar o Imposto de Renda? Confira a lista de rendimentos isentos e não tributáveis

IR 2022: veja a técnica que pode diminuir o valor da contribuição

Imposto de Renda 2022: é vantagem antecipar sua restituição?

Declarar o aluguel pago aumenta a restituição do Imposto de Renda 2022?

Em suma, o valor total de aluguel de um imóvel pago em 2021, deve ser declarado na ficha “Pagamentos Efetuados”. A ficha está disponível no menu do lado esquerdo da janela de preenchimento do IR 2022. Para isso:

  1. Toque em “Novo”;
  2. Em seguida, escolha o código “70 – Aluguéis de imóveis”;
  3. Feito isso, informe o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel;
  4. Logo após, informe o nome da pessoa ou empresa;
  5. Posterior a isso, no campo “descrição”, informe os detalhes do contrato de aluguel e do imóvel (se é uma casa ou apartamento), bem como o endereço;
  6. Em seguida, preencha o campo “valor pago”. Informe somente o total de aluguéis pagos ao proprietário do imóvel em 2021. E caso você pague o condomínio e/ou IPTU, não some esses valores no aluguel;
  7. Por fim, toque em “OK” para finalizar o preenchimento.

Ademais, você pode reduzir a base de cálculo do imposto de renda, se for um trabalhador autônomo que faz escrituração de suas despesas em livro-caixa. Caso o trabalhador autônomo pague o aluguel de uma loja ou espaço comercial, ou trabalha em casa, pode lançar a despesa no livro-caixa. Dessa forma é possível deduzir das suas receitas. E assim, estará comprovado que o aluguel se trata de um gasto essencial para o desempenho de sua atividade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: MIND AND I / Shutterstock.com