Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos fecharam 1.444 agências e demitiram milhares de trabalhadores em 2020

0

Com a pandemia, 2020 sem dúvida foi um ano extremamente difícil para a economia e também para os trabalhadores brasileiros. Afinal, hoje o país conta com 14,1 milhões de pessoas desempregados, de acordo com dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal. Desses desempregados, muitos estavam trabalhando em bancos ou instituições financeiras.

É provável que você também goste:

Confira o horário de funcionamento dos bancos no fim do ano de 2020, de acordo com a FEBRABAN

Tudo Sobre o Cartão Banco do Brasil Altus Visa Infinite

5 maneiras de acumular milhas para viajar além do cartão de crédito

Assim, conforme levantamento realizado pela agência norte-americana Bloomberg, junto ao Banco Central, e divulgado na última quarta-feira (16), os bancos brasileiros estão fechando agências em ritmo mais rápido em relação aos últimos três anos. Ao todo, são 1.444 agências que foram fechadas no país de novembro de 2019 a novembro de 2020.

Dados chamam atenção para situação da Caixa

Além do desemprego, o levantamento chamou a atenção para a situação da Caixa Econômica Federal. O banco público, ao contrário da maioria das instituições, fechou apenas duas agências. Por outro lado, eliminou 3.896 empregos neste mesmo período.

De acordo com a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o déficit de trabalhadores da Caixa coloca em risco a capacidade e qualidade da assistência à sociedade. Hoje, o déficit no quadro de pessoal da Caixa supera 17 mil profissionais. 

Dessa forma, para o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, o desligamento de tantos trabalhadores sem a perspectiva de novas contratações, “além de piorar as condições de trabalho, pode prejudicar o atendimento à população, especialmente neste momento de pandemia”.

Desemprego continua em alta

Por fim, no quesito desemprego, os dados divulgados pela Bloomberg também não são animadores. Eles mostram que, no período entre 2013 até novembro passado, os bancos eliminaram mais de 72.500 empregos.

Assim, nos últimos 12 meses, apenas a Caixa já eliminou 3.896 empregos. Na avaliação do presidente da entidade, no caso dos bancos públicos, as demissões estariam ocorrendo porque o Executivo não tem compromisso com os trabalhadores. “Em outros países, o Governo Federal não deixaria empresas lucrativas demitirem”, afirmou.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: ETAJOE / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...