Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Diesel mais barato: Bolsonaro quer zerar imposto sobre o diesel em 2022

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar novamente sobre uma promessa antiga na última sexta-feira (06). Em suma, o chefe do Executivo disse que estuda, junto a sua equipe administrativa, como reduzir a zero o imposto federal sobre o óleo diesel a partir de 2022. A fala do presidente foi proferida na presença de representantes da categoria, na saída do Palácio da Alvorada. 

Novo Bolsa Família: Governo pode dar aumento a quem conseguir emprego

Diesel mais barato: Bolsonaro quer zerar imposto sobre o diesel em 2022

De acordo com Bolsonaro, “Sabemos que o combustível está em um preço, no meu entender, caro. Temos que buscar maneiras de reduzir o máximo possível. Eu não gosto de falar em promessas, mas eu gostaria de zerar o imposto federal do diesel a partir do ano que vem. Não posso garantir que será feito, digo, não é uma promessa, é um estudo”.

Na ocasião, Bolsonaro afirmou que a sua equipe econômica achou um meio de substituir a arrecadação perdida com uma possível retirada dos impostos sobre o diesel. “Tem que ter uma fonte alternativa para compensar. Acho que ontem apareceu uma luz para a gente zerar a partir de janeiro do ano que vem. Não vou garantir”, declarou o presidente.

Além disso, Bolsonaro voltou a responsabilizar os governos estaduais pelo alto valor dos impostos e dos combustíveis. De acordo com o presidente, a alta se deve à cobrança do ICMS aos preços dos fretes, e às margens de lucro dos postos.  “Reconhecemos a dificuldade financeira dos Estados, mas, acima do Estado, da União, está o povo que nos mantém”, citou. “Quando a gente reduz na refinaria, na bomba não diminui”.

Por fim, desde a greve da categoria em 2018, há ameaças de uma nova paralisação frente ao elevado preço dos combustíveis. Por isso, Bolsonaro estuda como zerar o imposto, de forma a agradar uma das suas bases de apoio. Inclusive, de forma a agradar os seus eleitores, Bolsonaro já efetuou a demissão de Roberto Castello Branco da presidência da Petrobras.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Ronni Olsson/shutterstock.com