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Quem vai ter direito ao novo saque do abono PIS/Pasep em 2022?

Saiba mais sobre as regras para o pagamento do benefício em 2022.

O pagamento do abono salarial do PIS/Pasep iniciaria em julho deste ano para os trabalhadores de carteira assinada. No entanto, os R$ 20 bilhões do benefício que seriam pagos a esse grupo que trabalhou por pelo menos 30 dias em 2020 foram adiados para 2022. 

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A decisão de adiar o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep ocorreu após uma reunião da Codefat com os representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores. Diante disso, até o momento não se sabe como funcionará o pagamento do abono salarial de quem trabalhou em 2021. 

O que se sabe até o momento é que o pagamento do PIS/Pasep referente a 2020 ocorrerá em 2022. Já com relação ao benefício de 2021, ainda não há confirmação de como o pagamento acontecerá. Existe a possibilidade do pagamento dos dois anos do abono ocorrer em 2022. Contudo, o governo ainda não divulgou como vai proceder. Abaixo, confira quem vai ter direito ao novo saque do PIS/Pasep.

Quem vai ter direito ao novo saque do abono PIS/Pasep em 2022?

Em suma, para ter acesso ao pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, o cidadão precisa se encaixar nos seguintes requisitos:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Além disso, o trabalhador pode ter recebido mensalmente, no máximo, dois salários mínimos, em média;
  • Paralelo a isso, o cidadão precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Por fim, a empresa onde o trabalhador atua precisa informar os dados corretamente ao governo.

Consulta ao pagamento do abono salarial

O trabalhador pode consultar se tem direito ao pagamento do abono salarial do PIS/Pasep de diversas formas. No caso do PIS, o usuário pode consultar por meio do app Caixa Trabalhador (Android | iOS) e do site. Ou ainda, é possível entrar em contato com a central atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Por fim, para consultar o pagamento do abono salarial Pasep, o trabalhador pode entrar em contato com a central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

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Imagem: rafapress / shutterstock.com