É possível contratar um novo empréstimo mesmo já tendo um contratado?
Já possui uma linha de crédito e quer contratar um novo empréstimo? Saiba se a legislação permite essa operação.
Contratar um empréstimo é a solução que muitas pessoas encontram na hora de pagar um gasto inesperado ou acertar as contas. Nesse sentido, será que é possível contratar mais de uma linha de crédito ao mesmo tempo?
Os empréstimos funcionam da seguinte forma: a instituição financeira empresta determinado valor para o cliente e, em troca, recebe o valor acrescido de juros. Assim, o consumidor acaba pagando mais do que recebeu do banco.
De acordo com as regras do Banco Central, não existe nenhuma norma que determina quantas vezes a pessoa pode contratar um empréstimo. Também não há nada que impeça uma pessoa de possuir várias linhas de crédito ao mesmo tempo. Dessa forma, é o banco que decide se o cliente poderá ter mais de um empréstimo ou não.
Como contratar mais de um empréstimo ao mesmo tempo?
Para contratar um novo empréstimo, é necessário ir até uma instituição financeira e pedir por uma linha de crédito. Assim, o banco fará uma análise do perfil do cliente e da sua capacidade financeira. Se o banco achar que ele tem condições de arcar com outra linha de crédito, pode aprovar o pedido.
Veja também:
Cartão da Havan sem anuidade é Visa ou Mastercard?
Por exemplo, o Bradesco é um dos bancos que permite que seus clientes consigam mais de um empréstimo ao mesmo tempo. Entretanto, o consumidor precisa passar pela avaliação de crédito.

Fatores que os bancos levam em consideração
Os clientes precisam passar por uma avaliação das instituições financeiras antes de contratar um empréstimo. Nesse sentido, elas vão analisar a linha de crédito que o consumidor já tem, assim como o histórico de pagamentos, o valor das parcelas, quanto tempo falta para terminar de pagar e a renda.
Dessa forma, pessoas que pagam as parcelas em dia e possuem uma vida financeira organizada têm mais chances de conseguir um segundo empréstimo, mesmo antes do fim do primeiro.
Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com