Economia brasileira cresce 0,3% em maio impulsionada por serviços e consumo
Economia brasileira cresce 0,3% em maio de 2025 comparado a abril, puxada por setor de serviços e consumo das famílias.
Por Talita Ferreira
O Monitor do PIB-FGV indicou crescimento de 0,3% na atividade econômica do Brasil em maio de 2025 em relação a abril, na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual, a economia avançou 3,9% em maio e 3,0% no trimestre móvel findo em maio. A taxa acumulada em 12 meses até maio foi de 3,4%.
Principais impulsionadores do crescimento
Foto: Andrey_Popov/ shutterstock
Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, destacou que o setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento mensal, apresentando taxas positivas em quase todas as atividades, exceto o comércio. Por outro lado, a agropecuária e a indústria registraram queda em maio.
Quer ler o resto da materia?
Clique no botao abaixo para liberar o conteudo completo gratuitamente.
Na ótica da demanda, o consumo das famílias cresceu pelo quinto mês consecutivo, enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo (investimentos) voltou a crescer após dois meses de retração. A principal queda veio das exportações.
Apesar do aperto monetário e da incerteza externa, a economia mostrou resiliência, impulsionada pelo setor de serviços e pela demanda interna.
Análise detalhada dos componentes da demanda
Consumo das famílias
No trimestre móvel findo em maio, o consumo das famílias cresceu 2,1%, mesmo em desaceleração, com destaque para bens duráveis e não duráveis.
Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF)
Imagem: Freepik
A FBCF avançou 6,9% no trimestre móvel, com crescimento em todos os segmentos. A desaceleração é causada principalmente pela queda no setor de máquinas e equipamentos, parcialmente compensada pela construção.
Exportações
As exportações cresceram 1,3% no trimestre móvel findo em maio, marcando o terceiro mês consecutivo de alta, apesar da queda em produtos de extrativa mineral (-0,5%). O crescimento veio principalmente dos bens intermediários e bens de capital.
Importações
Apesar do aumento de 5,1% nas importações, há desaceleração na taxa de crescimento, especialmente em bens de capital e de consumo. Também houve retração nas importações de produtos da extrativa mineral.
PIB e taxa de investimento
Imagem: Freepik
O PIB em valores correntes acumulado até maio de 2025 é estimado em R$ 5,084 trilhões. A taxa de investimento em maio foi de 19,6%.
Talita Ferreira é redatora no portal Seu Crédito Digital, onde aplica seu rigor acadêmico e experiência em linguagem para tornar conteúdos econômicos, sociais e informativos mais claros e acessíveis. Doutoranda e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), possui também pós-graduação em Revisão Textual e em Educação, Gêneros e Sexualidade pela UniVitória. É graduada em Letras pela UFJF e tem sólida atuação em revisão, produção de conteúdo e pesquisa em linguagem.