Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Volta às aulas 2020: como economizar na compra do material escolar

Fevereiro é o mês em que muitos pais já esperam a volta às aulas dos pequenos. E, como é típico dessa época, há aqueles que ainda não fizeram a compra do material escolar. Nessa hora, é comum ter dúvidas da melhor estratégia a se tomar para economizar e gastar o mínimo possível.

É provável que você também goste:

Brasil e Paraguai assinam acordo de livre comércio automotivo

Confira os horários dos bancos durante o Carnaval 2020.

Golpe no WhatsApp promete R$ 350 de material escolar do Bolsa Família

Pensando em ajudar nesta tarefa, neste texto vamos dar dicas para economizar na compra do material escolar, as melhores formas de realizar o pagamento, se é vantagem comprar online e se, afinal de contas, ainda vale a pena fazer a lista para pesquisar. Então, vamos lá!

Como economizar na compra do material escolar?

A primeira dica é: reaproveite. Antes de sair às compras, avalie todo o material que restou do ano anterior e veja se existe a chance de reaproveitar alguma coisa. Cadernos usados, lápis de cor, canetas, estojos etc. Se reaproveitado, tudo pode acabar diminuindo a conta da sua compra em 2020. Faça um cálculo do período de uso para garantir que o material é suficiente para o ano letivo.

Além disso, é importante pesquisar e avaliar os preços de cada loja. Parece óbvio, mas, por comodidade, muitas pessoas acabam comprando na primeira opção, perdendo diversas chances de economizar na compra do material escolar. Outra dica é evitar materiais de marcas famosas – mesmo sendo difícil resistir ao apelo das crianças. Ou, então, divida a compra entre materiais mais caros e outros mais em conta.

Por fim, uma boa forma de economizar é fazer as compras à vista, facilitando o pedido de descontos. Outra informação valiosa é: em geral, as lojas virtuais são mais baratas – e você também economiza com o deslocamento, pagando apenas o frete em alguns casos.

Compras a prazo: cartão de crédito ou crediário?

Se comprar o material escolar à vista não é uma opção, considere qual a melhor alternativa de pagamento. As lojas costumam oferecer a possibilidade de parcelamento em 3, 4 ou até 10 vezes sem juros. Cuidado, apenas, para não atrasar as parcelas – as taxas do cartão, nesse caso, costumam ser maiores do que as do crediário.

O problema do crediário é a dificuldade de controlar suas compras. Por isso, se precisa mesmo comprar a prazo, o melhor é apostar no cartão de crédito. Lembre-se apenas de comparar as taxas, anuidade e benefícios para escolher o melhor cartão para você.

Planejando as compras: vale a pena comprar pela lista?

Recapitulando, já falamos sobre as vantagens de comprar à vista e em lojas virtuais, conseguindo descontos e preços mais em conta. Também explicamos as vantagens do cartão de crédito em relação ao crediário, facilitando para que você não se perca nas compras de material escolar.

Agora, antes de tudo isso, economizar na compra de material escolar passa também pelo planejamento. Onde comprar, pesquisa de preço, escolha da forma de pagamento e tudo o que já falamos até então. Além disso, vem a pergunta: vale a pena comprar pela lista escolar?

A questão da lista é delicada, pois, dependendo da instituição, muitos dos materiais pedidos não serão utilizados durante o ano diretamente pelo seu filho, ou nem mesmo são realmente úteis. Verifique, então, o que a lista pede, se a quantidade de cada coisa realmente é necessária, se aquele material já foi solicitado anteriormente e não utilizado, entre outras coisas.

Com todas essas informações é muito mais garantido que você consiga economizar na compra do material escolar e ter uma volta às aulas em 2020 muito mais em conta para você e com a mesma qualidade de sempre para quem vai fazer uso desse material.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: FOTOADICTA, via Shutterstock.