Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em abril, taxa de juros média anual sobe a 25,1% para pessoa física

As taxas de juros são o preço do empréstimo do dinheiro, por um período de tempo.

0

A taxa de juros média anual é divulgada mensalmente pelo Banco Central (BC) desde janeiro de 1998. Os juros, são o valor do dinheiro no tempo. Ou seja, eles funcionam como se fossem um tipo de aluguel do dinheiro. Confira abaixo, as principais variações das taxas de juros no mês de abril, quando comparado ao mês de março deste ano. 

É provável que você goste também:

Edital para o concurso do Banco do Brasil sai ainda este ano

Taxa de juros do cartão de crédito sobe para 335% em abril

Crédito bancário acelera em abril e a taxa de juros sobe ainda mais

O que são os juros e suas taxas?

Os bancos e demais instituições financeiras costumam fazer o meio de campo entre quem tem dinheiro (poupador ou investidor) e quem precisa. No caso dos investidores, ele aplica o dinheiro na instituição financeira, a qual empresta ao solicitante de crédito. Dessa forma, além de ter que pagar o empréstimo sobre o valor solicitado, o devedor precisa arcar também com os custos da operação, os famosos juros. 

As taxas de juros são o preço do empréstimo do dinheiro, por um período de tempo. O percentual é calculado através da divisão dos juros contratados pelo valor emprestado. 

Em abril, taxa de juros média anual sobe a 25,1% para pessoa física

A taxa de juros média anual que o sistema financeiro cobrou nas operações de crédito variou de 20% em março, para 20,3% no mês de abril. Dessa forma, em 12 meses ocorreu uma redução de 1,2 pontos percentuais.

Já a taxa cobrada das pessoas jurídicas, passou de 12,1% para 12,8%. Já para as pessoas físicas, ficou em 25,1%, enquanto em março ela estava em 25%. Com relação aos recursos livres, a taxa de juros média variou de 28,5% para 29% em abril.

Por fim, o spread, que mede a diferença entre as taxas que os bancos tem nos empréstimos, bem como o custo de captação desses recursos, saiu de 15,1 pontos percentuais, para 15 pontos em abril.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Monster Ztudio / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...