Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentado do INSS tem até 31/12 para solicitar empréstimo consignado maior

0

Aposentados e pensionistas do INSS têm até o dia 31 de dezembro para pedir empréstimo consignado maior. Isso porque nesta data chega ao fim o prazo para que assegurados ocupem até 40% da renda com essa modalidade de crédito com desconto em folha. Desse total, 35% será feito com empréstimo em dinheiro e 5% com cartão. Assim, após a data, você poderá comprometer até 35% da remuneração, de acordo com as antigas regras.

A margem para empréstimo consignado foi ampliada pelo governo federal como forma de estimular a economia, além de ajudar as pessoas que possam ter sido impactadas pela crise do novo coronavírus.  Entretanto, apesar de ser uma boa medida para o beneficiário, a ação também contém riscos. De janeiro a julho deste 2020, 11.158.760 operações de crédito consignado foram realizadas, totalizando R$ 62,79 bilhões em todo o país.

É provável que você também goste:

Novo golpe libera empréstimo consignado do INSS sem autorização

C6 Bank está liberando Super Limites no Cartão de Crédito

Não consegue cartão de crédito? Você pode ter um cartão Pag! pré-aprovado no Serasa eCred!

Principais queixas ao empréstimo consignado 

De acordo com o Procon, o crédito consignado para aposentados é um assunto frequente entre as reclamações; sendo o empréstimo feito sem consentimento do consumidor uma das principais queixas. Além disso, na modalidade de empréstimo via cartão, os segurados denunciam juros abusivos e o chamado “rotativo”, um refinanciamento do empréstimo feito também sem autorização prévia.

Nesses casos, o Procon orienta ao beneficiário que, antes de contratar um empréstimo, avalie as possibilidades. Portanto, aposentados ou pensionistas devem levar isso em consideração. Principalmente para não tomarem decisões precipitadas, mesmo que a proposta seja realmente “irrecusável”.

As instituições financeiras oferecem um produto e entregam outro. Não há informação clara sobre o que o consumidor está contratando e os mais lesados são os idosos e aposentados que, muitas vezes, sem perceber, aceitam empréstimos desnecessários que vão reduzir o valor do benefício por meses”, afirmou o diretor-presidente do órgão para o jornal A Gazeta.

Quais são os riscos do empréstimo consignado maior para aposentados?

O risco no empréstimo consignado maior, segundo especialistas, é comprometer o benefício com um empréstimo de até 40%, uma vez que o dinheiro contratado é usado para pagamento de contas do dia a dia, como de água e de luz, e para a compra de alimentos ou presentes de fim de ano, por exemplo. 

Assim, o indicado é que essa não seja uma solução usada para qualquer problema financeiro, pois pode gerar muitas restrições futuras à família do beneficiário. Além disso, como este é um momento de alta na inflação, aposentados do INSS podem ter essas despesas reajustadas de acordo com a taxa atual.

Enfim, quer mais conteúdos como esse?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: insta_photos / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...