Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Enem 2024: inscrições começam nesta segunda-feira (27) com isenção para gaúchos

As inscrições para o Enem 2024 já estão abertas, trazendo novidades como a isenção da taxa de inscrição para estudantes do RS. Confira!

As inscrições para o Enem 2024 começaram nesta segunda-feira, 27 de maio, criando uma nova oportunidade para estudantes de todo o Brasil demonstrarem suas competências e conhecimentos. Este evento anual, coordenado pelo Inep, é crucial para muitos jovens que buscam uma vaga no ensino superior.

Uma das principais novidades é a isenção da taxa de inscrição para os estudantes do Rio Grande do Sul. Saiba mais informações na sequência!

Como e quando se inscrever no Enem 2024?

Pessoa segurando celular exibindo página do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Os candidatos interessados devem realizar suas inscrições por meio do portal oficial do Inep, utilizando seu CPF e o cadastro gov.br. O período de inscrição se estende até o dia 7 de junho. A taxa de inscrição custa R$ 85 pode seu pagamento pode ocorrer entre 27 de maio e 12 de junho.

É fundamental que todos os inscritos estejam atentos às datas das provas do Enem, marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Planejar com antecedência pode ser decisivo para um desempenho satisfatório, dado que os candidatos terão que se preparar para um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

Ademais, no primeiro dia do exame, os participantes responderão questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, o foco será em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Quem pode obter isenção da taxa de inscrição?

Neste ano, todos os estudantes do Rio Grande do Sul terão isenção do pagamento da taxa. Trata-se de uma medida de apoio, visto que o estado foi severamente afetado por uma tragédia recente. Sendo assim, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou essa facilitação, evidenciando a previsão de que aproximadamente 40 mil alunos gaúchos terão esse benefício ao se inscreverem para o Enem.

Veja também:

Uber anuncia o lançamento de nova categoria no Brasil; confira a novidade

Por fim, o ministro também indicou que, dependendo dos desenvolvimentos futuros, poderá se considerar um calendário exclusivo de inscrições. Logo, a medida serve para acomodar as necessidades específicas dos alunos daquela região.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com