Enem terá menos salas para receber mais alunos em 2023; entenda
Menos salas, mais alunos. Entenda as mudanças do Enem 2023 e prepare-se para realizar a prova sem imprevistos!
Neste ano de 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos apresenta uma situação intrigante. Há um aumento significativo de 15% no número de inscritos, comparado ao ano anterior, porém a quantidade de locais de prova diminuiu. Tal cenário vem causando prejuízos para muitos candidatos que chegam a reclamar sobre a distância que eles precisam percorrer para alcançar seus locais de prova.
Para melhor entender o cenário, no ano passado tínhamos 3,39 milhões de candidatos distribuídos em 11 mil locais de aplicação com 153 mil salas. Agora, em 2023, temos 3,93 milhões de inscritos, porém repartidos em apenas 9 mil locais de prova com 132 mil salas disponíveis.
Como foi alocada a distribuição dos candidatos?
Desde a divulgação dos locais de prova, muitos candidatos expressaram insatisfação com as longas distâncias para realizar as provas programadas para os dias 5 e 12 de novembro. Tal questão chegou ao ponto de até mesmo uma candidata com necessidades especiais ser alocada a dezenas de quilômetros de sua residência em São Paulo.
O Inep, órgão responsável pela aplicação das provas, alegou que adotou medidas preventivas, incluindo um maior distanciamento dos locais de prova, como precaução devido à pandemia de covid-19.

Quais são as consequências dessa alocação para os candidatos?
A alocação de locais de prova surpreendeu muitos alunos, que acabaram tendo que viajar uma distância considerável de suas casas. Como referência, o Inep orienta que o local do exame seja no máximo a 30 quilômetros da residência do aluno – uma norma que foi, de fato, excedida nessa edição.
Veja também:
Afinal, como solicitar empréstimo pelo Nubank?
Essa situação gerou reações no meio político, com o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) notificando o Ministério da Educação e o Inep para questionar as distâncias a que os alunos serão submetidos, pedindo medidas imediatas de realocação para o ministro da Educação, Camilo Santana.
Como será o futuro do Enem?
De acordo com o regulamento do Enem, o local de prova deve ficar, no máximo, a 30km da residência do candidato. Isso, quando o município de prova é o mesmo que o município de residência. Contudo, não há canal ou prazo especificado em edital para o pedido individual de mudança de locais de prova.
A edição de 2022 foi a última em que os estudantes realizavam a prova no formato digital. A partir do próximo ano, todos os estudantes realizarão a prova em formato impresso, uma mudança que certamente exigirá uma logística ainda mais complexa.
Imagem: AimPix / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital