Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: faltam apenas 3 semanas para acabar prazo de declaração do IR 2022

0

Estamos na reta final de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR). Inicialmente, a Receita Federal determinou o prazo até 29 de abril, entretanto, o período foi prorrogado até 31 de maio. Desta forma, os contribuintes têm apenas três semanas para finalizarem.

Contudo, o ideal é enviar o quanto antes, pois devido ao grande número de acessos, o sistema da Receita Federal pode travar e, consequentemente, prejudicar o envio.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: enviou a declaração com erro? Saiba como corrigir

Como declarar imóvel e carro no Imposto de Renda

Como fazer a declaração do IR

Por isso, elaboramos essa matéria para te auxiliar nesse processo, com dicas para você organizar a papelada para facilitar o preenchimento da declaração e se livrar logo dessa tarefa. Caso observe que ainda falta algum documento, corra! Afinal, o prazo está acabando.

Baixe o programa oficial do IR

Todo ano a Receita Federal libera um programa novo para fazer a declaração do Imposto de Renda. E este ano o sistema já pode ser baixado no site da Receita. Para fazer a declaração no computador, é preciso baixar o programa conforme o sistema operacional da máquina (Windows, Mac etc.).

Recupere a declaração do ano anterior

Observar a declaração anterior vai agilizar o novo preenchimento. Caso não tenha o arquivo salvo em seu computador, você pode solicitar uma cópia do documento no site da Receita. Para isso, abra o programa do IR 2021. Na tela inicial do programa, localize a declaração na pasta “Transmitidas”.

Primeira declaração

Nesta situação, você precisará dos seus documentos pessoais, bem como, seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e título de eleitor, além dos dados residenciais e da sua profissão. Se a declaração for feita em conjunto com seu cônjuge, o programa também vai pedir o CPF dele.

Emita o CPF dos seus dependentes

Se você tiver dependentes ou alimentandos, será necessário informar o número do CPF deles. Caso algum dos seus dependentes ainda não possua o CPF, você pode solicitar o documento diretamente no site da Receita Federal ou em qualquer cartório de registro civil, agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Vale ressaltar que crianças nascidas a partir de 2017 já possuem CPF e o número pode ser localizado na Certidão de Nascimento.

Solicite Informe de Rendimentos

O contribuinte deve solicitar Informe de Rendimentos na empresa onde trabalha ou trabalhou recentemente, no INSS, nos bancos e até mesmo corretora de valores caso tenha investimentos. 

No informe de rendimentos da empresa, estão informados quanto você recebeu de salário, quanto pagou de IR na fonte e de INSS. Se você ainda não recebeu, procure o RH da empresa. Caso tenha sido demitido ou trocou de emprego em 2021, procure a papelada da rescisão, os comprovantes de recebimento do FGTS e do seguro-desemprego. Peça ao RH da empresa antiga para enviar o comprovante de rendimentos do período que você ainda estava lá.

Para aposentados ou pensionistas do INSS, o comprovante dos rendimentos podem ser baixados no site da Previdência desde o fim de fevereiro.

Instituições bancárias também emitem esse documento. Nele, todas as suas informações financeiras, como saldos em contas correntes, poupança e quanto renderam seus investimentos em 2021 serão detalhadas pelo banco. Se você tem conta ou investimentos em mais de um banco, é preciso pegar os informes de todas as instituições. A maioria delas disponibiliza o documento pela internet.

Organize os recibos médicos e dentistas

As despesas com médicos, dentistas e outros profissionais de saúde, exames, internações e planos de saúde podem ser deduzidas integralmente no Imposto de Renda, mas precisam estar bem organizadas. Você deve guardar os papéis por no mínimo cinco anos, caso a Receita Federal resolva comprovar a veracidade das informações.

Despesas Escolares

Algumas despesas escolares também são deduzidas pela Receita Federal, como escolas de ensino infantil (creches, pré-escolas), fundamental, médio, superior, pós-graduação ou curso técnico. Todavia, cursos extracurriculares, como inglês ou balé, nem com cursinhos preparatórios para a faculdade ou concursos públicos, ou mesmo gastos com compra de livros, cadernos, uniformes ou qualquer outro material escolar não são aceitas.

Compra ou venda de imóvel ou automóvel

Todos os dados de compra ou venda de um carro, moto, casa, apartamento ou qualquer outro bem no ano passado devem ser informados. Logo, busque o contrato, escritura, nota fiscal ou recibo e anote as informações principais, como nome e CPF/CNPJ de quem comprou ou vendeu, se o negócio foi pago à vista, a prazo ou financiado.

Importante lembrar que, se houve lucro na venda de imóvel, carro ou outro bem, você precisa preencher o programa de Ganhos de Capital referente a 2021 (GCAP 2021), disponível no site da Receita Federal, e depois transportar as informações para o programa do IR 2022.

Autônomos

Para trabalhadores autônomos, ou que tenham outras fontes de renda, como por exemplo aluguéis e pensão alimentícia, devem recolher mensalmente o Carnê-Leão, uma espécie de antecipação do Imposto de Renda do ano seguinte.

Se você recebeu alguma dessas fontes de renda ao longo do ano passado, mas não pagou o Carnê-Leão 2021, entre no site da Receita, siga as instruções de preenchimento e faça os pagamentos atrasados o quanto antes para evitar multas maiores e retenção da sua declaração na malha fina.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar