Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pesquisa Febraban revela baixa expectativa para o PIB de 2022

De acordo com a pesquisa da Febraban, a oferta de crédito deve permanecer em um ritmo de crescimento alto, e crescer 11,3% em 2021. A projeção é maior à registrada na última edição do levantamento (+10,3%) realizada em junho, com destaque para a carteira pessoa física (PF) com recursos livres. A projeção dessa passou de 12,6% para 15,6%, impulsionada pelo processo de reabertura da economia, e do avanço da vacinação no Brasil. Por outro lado, há uma baixa expectativa para o PIB de 2022. Confira a seguir. 

4 fatores que podem prejudicar a economia em 2022

Pesquisa Febraban revela baixa expectativa para o PIB de 2022

A carteira total de crédito deve se manter em um ritmo de expansão elevado e crescer 11,3% em 2021, aponta a Pesquisa Febraban de Economia Bancária e Expectativas. A projeção é superior à registrada na última edição do levantamento (+10,3%), feita em junho, com destaque para a carteira pessoa física com recursos livres, cuja projeção de crescimento passou de 12,6% para 15,6%, impulsionada pelo processo de reabertura da economia e do avanço da vacinação no país, o que favorece especialmente as linhas ligadas ao consumo.

Por outro lado, a pesquisa da Febraban revelou as projeções para o crescimento do PIB em 2022. Em suma, nenhum participante projeta uma revisão para cima da atual estimativa de crescimento, que é de 2%. Inclusive, para 55,6% dos participantes, deve haver uma possível baixa, em especial por causa do aumento da Selic, e das incertezas fiscais e políticas. 

A pesquisa também traz as projeções para o crescimento do PIB em 2022. Nenhum participante espera revisão para cima da atual estimativa (consenso) de crescimento, que está em 2%. Para 55,6% dos participantes, há, inclusive, um viés de baixa, especialmente em função do aumento da Selic e das incertezas fiscais e políticas.

Por fim, a Pesquisa Febraban, o expressivo desempenho esperado para a carteira Pessoa Física Livre gerou uma alta relevante na projeção da carteira Livre, que subiu 11,2% para os atuais 13,2%. No caso da carteira Pessoa Jurídica Livre, a revisão foi mais modesta, subindo de 10,4% para 10,6%.

Por fim, para conferir a pesquisa da Febraban na íntegra, basta clicar neste link.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: JoaoCachapa/shutterstock.com