Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Feriados em 2024: Confira as próximas datas para organizar seus planos

Descubra os próximos feriados de 2024 e planeje suas folgas! Apesar de poucos feriadões, há datas para aproveitar.

Após o término do feriado de Corpus Christi, que foi tratado como ponto facultativo este ano, muitos já estão de olho nos próximos feriados de 2024. No entanto, aqueles que esperavam aproveitar muitos feriadões podem se sentir desapontados, pois este ano, sendo bissexto, trouxe mudanças significativas no calendário.

Uma particularidade deste ano é que alguns dos feriados nacionais caíram em fins de semana, diminuindo assim as oportunidades de folgas prolongadas. Este realinhamento faz com que o calendário de 2024 seja bem mais compacto em comparação aos anos anteriores.

Por que os feriados de 2024 caíram em finais de semana?

Calendário com páginas em movimento
Imagem: Brian A Jackson / Shutterstock.com

Neste ano, devido à particularidade do ano bissexto, várias datas comemorativas e feriados importantes foram “empurrados” para os sábados e domingos.

Isso ocorre porque o dia extra do ano bissexto altera a sequência habitual dos dias da semana nas datas específicas. Por exemplo, a Independência do Brasil, que é celebrada no dia 7 de setembro, cairá em um sábado este ano.

Quais são os próximos feriados e como se planejar?

O próximo “feriadão” nacional que podemos esperar só acontecerá em novembro. No entanto, ainda há algumas folgas durante a semana que podemos aproveitar, graças aos pontos facultativos e outros feriados que não coincidiram com o fim de semana.

Veja os próximos feriados de 2024

  • Dia do Servidor Público (28 de outubro – segunda-feira, ponto facultativo);
  • Proclamação da República (15 de novembro – sexta-feira);
  • Dia da Consciência Negra (20 de novembro – quarta-feira);
  • Natal (25 de dezembro – quarta-feira).

Lembre-se: as instituições financeiras e a bolsa de valores não operam nos dias 24 e 31 de dezembro, por conta das festividades de final de ano, embora alguns setores realizem expediente interno nessas datas.

Com essa informação em mãos, a organização de viagens curtas ou até mesmo de períodos de descanso em casa torna-se mais fácil. Aproveitar os feriados e pontos facultativos de maneira estratégica pode contribuir significativamente para uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral.

Veja também:

Governo libera aposentadorias do INSS sem o uso da justiça; entenda

Portanto, mesmo com um calendário menos extenso de “feriadões”, ainda há espaço para desfrutar do tempo livre e planejar pequenos recessos ao longo do ano. Fique atento às datas e organize-se para aproveitar ao máximo cada oportunidade de folga!

Imagem: Robert Plociennik / Shutterstock.com