Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fila do Pix da Receita Federal: confira se você tem direito a receber em 2023

É possível apostar em uma modalidade de investimento para aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda. Veja como funciona.

Vários brasileiros podem receber uma quantia em dinheiro da Receita Federal todos os anos, acontece que a maioria deles não sabe sobre isso. Como o valor é devolvido pela Receita de uma só vez, ficou conhecido como Pix

É possível, no entanto, apostar em uma modalidade de investimento para aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda. Contudo, para conseguir receber a quantia no próximo ano, é preciso começar a investir, sempre no ano anterior. Veja como funciona.

Investimento em Previdência Privada 

Para aumentar o valor da restituição do Imposto de Renda, o investimento pode ser feito na Previdência Privada. No entanto, essa modalidade pode ser considerada uma boa opção para apenas alguns casos. 

Isso depende das condições pessoais e financeiras de cada um. Fatores como renda, filhos, estudos e outros devem ser levados em consideração. O investimento deve ser feito durante um período de tempo e esse valor é contabilizado de acordo com as condições estabelecidas pelo plano escolhido. 

Vale ressaltar que, como todo investimento, antes de aplicar, é preciso ficar muito atento às condições e analisar se a aplicação realmente pode trazer benefícios. Por isso, é importante se certificar. 

Tenho direito a receber o Pix da Receita Federal?

O Pix da Receita Federal é, na verdade, o retorno de um investimento. Por isso, para receber o retorno, é preciso investir em previdência privada antes. As pessoas que optarem por esse tipo de aplicação podem receber de acordo com as condições determinadas pelo investimento.

Pix da Receita Federal

O nome é apenas um jeito informal para falar sobre o assunto. Como citado anteriormente, só tem direito a receber valores no próximo ano pessoas que realizarem investimentos nesse sentido. 

Hoje, existem plataformas que oferecem planilhas para realizar o cálculo do rendimento que pode ser gerado por meio da aplicação e informam sobre a possibilidade de o cidadão receber a quantia no próximo ano. Contudo, é necessário realizar um cadastro com os dados pessoais para a consulta. 

Além disso, para quem se interessa em compreender mais sobre esse tipo de investimento, empresas especializadas no assunto devem ser procuradas a fim de fornecer informações específicas.

Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com