Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Financiamento de carros aumenta em maio; entenda

O financiamento de carros subiu em maio, de acordo com a B3. Saiba mais informações sobre as razões desse crescimento!

Este ano, o financiamento de carros no Brasil tiveram um aumento expressivo em comparação ao ano anterior. Segundo dados recentes da B3, maio de 2024 testemunhou um aumento de 15,4% nas vendas financiadas de veículos quando comparado ao mesmo mês de 2023, alcançando um total de 577 mil unidades vendidas.

Sendo assim, esse aumento abrange automóveis leves, motos e veículos pesados por todo o território nacional. Continue a leitura para mais informações!

Por que o financiamento de carros está crescendo em 2024?

Na imagem, comprador e cliente assinando documento de financiamento. Na mesa há um carro em miniatura e uma chave de automóvel
Imagem: Opat Suvi / Shutterstock.com

Apesar deste crescimento anual positivo, o contexto mensal mostra uma leve retração. Comparado a abril de 2024, o mês de maio viu uma diminuição de 5,6% nas vendas. Essa variação pode ser atribuída a diversos fatores que influenciam o mercado automotivo.

Ademais, o acumulado das vendas de janeiro a maio deste ano soma 2,8 milhões de unidades, marcando um aumento de 24,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior e registrando o melhor início de ano desde 2011.

Esse crescimento expressivo no financiamento de carros sustenta-se por vários fatores. Entre eles, estão a recuperação econômica, maior acesso a opções de crédito mais atrativas e uma crescente confiança do consumidor no mercado automotivo.

Impactos das condições climáticas adversas nas vendas

Aliás, um dos desafios enfrentados no mês de maio foi a tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que afetou diretamente o comércio local e as operações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS).

Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3, explicou que o desastre teve um impacto direto na queda das vendas comparado ao mês anterior, devido à suspensão das atividades do Detran entre os dias 7 e 25 de maio.

Veja também:

Pix de R$ 1.412 direto na conta para esta lista; confira!

Após a retomada, houve uma corrida para regularizar as operações pendentes. De acordo com a B3, até abril deste ano, os financiamentos de carros no Rio Grande do Sul representavam 5,8% do total no Brasil. Porém, em maio, essa proporção diminuiu para 2,6%.

Imagem: Opat Suvi / Shutterstock.com