Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fraudes no Pix: veja como pedir devolução no BB, Caixa, Santander e Itaú

O prazo de devolução é de até 90 dias.

Segundo a empresa de cibersegurança Psafe, foram registradas mais de 44 milhões de tentativas de golpes digitais em 2021. Na intenção de auxiliar os usuários prejudicados, o mecanismo de devolução do Pix foi liberado em novembro deste ano. 

Com a chegada das festas de final de ano, tais golpes têm se popularizado. Em cinco dias, a Psafe registrou mais de 38 mil bloqueios de links suspeitos e identificou inúmeros perfis falsos com mais de 500 mil seguidores aplicando golpes de cartão e Pix. 

Apesar de os bancos terem implementado mudanças para dar mais segurança às transações com Pix, centenas de pessoas ainda são vítimas de golpes diariamente. Quando isso acontece, o banco que realizou o pagamento fica responsável pela análise do processo e pela devolução do dinheiro. 

Como pedir devolução em casos de golpe em cada banco

Banco do Brasil 

Caso tenha realizado o pagamento no BB, o cliente pode recorrer por meio do aplicativo da instituição. O valor pode ser devolvido parcial ou integralmente e depende do saldo existente na conta que recebeu o dinheiro. O Banco do Brasil não devolve o valor em casos de transações feitas incorretamente. 

Caixa Econômica Federal 

Em casos de fraude em contas da Caixa, o cliente deve contestar diretamente numa agência. Após a solicitação, o banco procurará por indícios de golpe e, caso seja confirmado, a Caixa Econômica devolverá o valor junto à instituição recebedora. 

Santander

No Santander, o processo de devolução é totalmente digital. A análise é rápida, assim como o bloqueio temporário do serviço e a devolução da quantia envolvida. O cliente também pode solicitar o mecanismo ligando para o telefone 4004-3535. A instituição bancária não se responsabiliza por transferências equivocadas ou desavenças comerciais. 

Itaú

Ao constatar erros ou fraudes no Pix, o cliente Itaú deve contatar o banco o mais rápido possível por meio digital ou presencial para solicitar a devolução. O processo depende da avaliação realizada pela instituição e do saldo disponível na conta favorecida. Além disso, o Itaú recomenda que o cliente faça um B.O para que as autoridades federais possam tomar as devidas providências. 

Como a ferramenta de devolução do Pix é recente, o Banco Central informou que os números de devoluções já feitas ainda não estão disponíveis. Por isso, é preciso se atentar na hora de realizar transações, principalmente de alto valor. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com