Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Gastar muito com remédios e médicos dá desconto no IR 2022?

As despesas com saúde são as que podem gerar maior redução no IR, pois não existe um limite de valor para que elas sejam declaradas.

No entanto, não são todos os gastos médicos que são aceitos pela Receita Federal, que faz questão de observar com cuidado o que é colocado na declaração. 

Se você gastou bastante com remédios e médicos e está interessado em saber se essas despesas podem dar descontos no IR 2022, é só conferir abaixo as informações sobre a sua dúvida!

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: prazo de entrega é prorrogado para 31 de maio

Imposto de Renda: vale a pena fazer a antecipação da restituição?

Recebi cashback em 2021, preciso declarar no Imposto de Renda 2022?

Como aproveitar as despesas médicas para receber descontos no IR 2022?

Para ser possível aproveitar as despesas com saúde, você deve escolher o modelo completo da declaração, que é indicado para as pessoas que possuem muitos gastos para deduzir. 

Se você não souber qual modelo de declaração é o mais adequado para o seu caso, deve informar todos os gastos com saúde permitidos e verificar no próprio programa, na parte final do preenchimento, o resultado para cada modelo. 

Além disso, é possível adicionar as despesas médicas que você mesmo teve e também dos seus dependentes ou dos alimentandos. 

Quais despesas médicas podem ser declaradas no IR 2022?

Antes de tudo, é importante ressaltar que as despesas médicas que podem ser deduzidas da declaração do IR 2022 devem ser confirmadas. Logo, você deve comprovar os gastos por meio de notas fiscais e recibos que possuam seu nome e número de CPF, e também dos dependentes ou alimentandos. 

Os documentos que serão usados para comprovar os gastos médicos precisam conter o nome da clínica ou do profissional, com CNPJ ou CPF. Além disso, também precisa ter a descrição do tratamento ou consulta, assinatura e carimbo que possua o número do conselho profissional. 

Confira quais são as despesas médicas que podem ser deduzidas:

  • Asilos e instituições geriátricas;
  • Equipamentos e aparelhos ortopédicos, próteses mecânicas, andadores, cadeiras de roda, placas ortopédicas, parafusos, calçados ortopédicos e palmilhas;
  • Cirurgias plásticas, reparadoras ou não, com finalidade de manter, prevenir ou recuperar a saúde mental ou física do paciente (as próteses devem ser colocadas na conta do hospital)
  • Consultas, sessões e tratamentos com médicos de qualquer especialidade (psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais), no Brasil e no exterior;
  • Exames radiológicos ou laboratoriais;
  • Instituições ou escolas habilitadas para educação de pessoas com deficiência mental ou física
  • Internações em clínicas e hospitais (no Brasil e no exterior);
  • Materiais utilizados em cirurgias;
  • Próteses e aparelhos dentários, parafusos, placas dentárias, dentaduras e implantes dentários.

Quais despesas médicas não são aceitas pela Receita no IR 2022?

Embora sejam gastos com saúde, as seguintes despesas não são aceitas pela Receita Federal no Imposto de Renda:

  • Aparelhos de surdez;
  • Gastos com enfermeiros e acompanhantes terapêuticos, exceto os atendimentos de enfermagem colocados na conta de um hospital;
  • Lentes de contato e óculos;
  • Medicamentos, mesmo os de uso contínuo, adquiridos em farmácias ou importados (os medicamentos colocados na conta de uma internação hospital são exceção);
  • Plano de saúde pago fora do Brasil; 
  • Plano de saúde pago pela empresa empregadora;
  • Plano de saúde que esteja em nome da empresa do contribuinte (MEI).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com