Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pequenos negócios geram quase 70% dos empregos em fevereiro

Confira os números do levantamento do SEBRAE.

0

O mês de fevereiro registrou um saldo positivo de empregos formais criados no Brasil. Apenas neste mês, foram 401.639 vagas registradas em carteira. E as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 68,5% dos empregos criados. Isso representa pouco mais de 275 mil vagas geradas pelos pequenos negócios. Já as médias e grandes empresas tiveram saldo positivo de pouco mais de 101 mil vagas no mês.

O Sebrae foi responsável pelo levantamento dos dados, com base em informações do Caged, serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas Empresas, criado pelo Ministério da Economia. A Agência Brasil é a fonte das informações. Saiba mais a seguir.

É provável que você também goste:

Cliente amplia 4x o limite do cartão após investir no CDB Mais Limite do Banco Inter

Banco do Brasil usa inteligência artificial para ensinar Open Banking.

Por que a Caixa é o pior banco do Brasil, apesar de ser o mais importante?

Pequenos negócios geram quase 70% dos empregos em fevereiro

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, esse é o oitavo mês consecutivo que as micro e pequenas empresas puxam a geração de empregos com carteira assinada: “São os pequenos negócios que sustentam a geração de empregos nos país e, por isso, é tão importante que sejam realizadas políticas públicas que amparem esse segmento”, explicou.

Entretanto, enquanto as micro e pequenas empresas tiveram saldo positivo em todos os setores da economia, as médias e grandes empresas demitiram mais do que contrataram no mês de fevereiro. Os dados se referem principalmente ao setor do comércio e à agropecuária. No caso do primeiro, o saldo negativo foi de 2.107 empregos. Já no segundo, foi de 1.571.

Setor de serviços teve melhor desempenho

Por fim, o melhor desempenho das médias e grandes empresas foi no setor de serviços, com saldo positivo de 57.956 empregos gerados. Esse setor também foi responsável pelo melhor saldo das micro e pequenas no mês, gerando um total de 183.944 empregos. Já nos demais setores, como construção, indústria de transformação, serviços, e extração de minérios, todas as categorias de empresas fecharam o mês com mais contratações do que demissões.

Em relação aos estados brasileiros, o que mais contratou proporcionalmente no mês de fevereiro foi Mato Grosso, com um saldo de 23,26 vagas por mil empregados. Já Amazonas teve o pior desempenho, sendo também o único estado com saldo negativo, com 868 demissões. São Paulo foi o estado com melhor saldo de emprego, criando 73,7 mil novos postos de trabalho.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Tatiana Chekryzhova / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...