Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do falso fiscal do Procon ataca estabelecimentos comerciais

Recentemente, surgiram denúncias de um novo golpe que está sendo aplicado. Trata-se do golpe do falso fiscal do Procon, que, por enquanto, tem ocorrido na cidade de Sorocaba (SP). Nesse golpe, criminosos fingindo serem fiscais do Procon entram em estabelecimentos comerciais e tentam vender o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Caso o proprietário do estabelecimento não queira comprar, os falsos fiscais do Procon o ameaçam de multa, afinal é obrigatório que todo estabelecimento tenha uma cópia disponível. Por outro lado, se o proprietário já tem um exemplar do CDC, os golpistas mentem que o CDC sofreu alterações e que a versão deles é a atualizada e oficial.

É provável que você também goste:

Será que um Hacker invadiu o sistema do SPC/SERASA e apagou todos os nomes sujos?

Pix: sistema do Banco Central permitirá pagamentos instantâneos 24h por dia

Golpe do Telemarketing rouba seu WhatsApp para extorquir seus amigos

De acordo com Carlos Rocco Júnior, superintendente do Procon Sorocaba, a venda do Código de Defesa do Consumidor não é proibida. No entanto, o fato de alguém fingir ser um fiscal do Procon torna essa atitude criminosa.

Como identificar um fiscal do Procon?

Para não cair no golpe do falso fiscal do Procon, é necessário prestar atenção em alguns detalhes importantes. Primeiramente, verifique se os fiscais estão devidamente credenciados e trajados com o uniforme do Procon. Além disso, normalmente eles trabalham em equipes compostas por pelo menos dois agentes.

Ao chegar em um estabelecimento, os verdadeiros fiscais do Procon somente se identificar e explicam o porquê da fiscalização. De acordo com o Procon, eles não vendem nenhum produto, nem mesmo exemplares do CDC. Para comprovar se o fiscal realmente trabalha para o Procon, você também pode solicitar as credenciais do profissional, que devem ter sido expedidas pelo superintendente do Procon.

Por fim, o Código de Defesa do Consumidor pode ser impresso de graça nesse site ou comprado em livrarias ou papelarias.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: rafapress, via Shutterstock.