Uma mensagem está viralizando no WhatsApp em que trata de que o Ministério da Cidadania lançou um programa chamado de IPVA Cidadão. Ele estaria dando um desconto de até 80% para o IPVA 2020.

É provável que você também goste:

Caixa vai cobrar R$ 128 caso você não atualize seus dados?

Bolsonaro acaba com seguro obrigatório DPVAT que dava indenização por acidentes no trânsito.

Confira a mensagem:

“O Governo Federal, por meio da Cidadania, lançou o programa IPVA cidadão, que oferece um *desconto no IPVA 2020 de até 80%. * Confira se você tem direito acessando [site].”

Entretanto, quando o usuário entra no site, ele vê um texto introdutório falando do desconto, além de três perguntas aleatórias e, no final, vem um pedido para compartilhar a mensagem com um número de amigos no WhatsApp.

Mensagem quando o usuário entra no site:

“Governo Federal libera o cadastramento para exclusão da obrigatoriedade do pagamento do seguro DPVAT 2020 e desconto no IPVA 2020 de até 80%. Responda o questionário abaixo e saiba se você tem direito ao benefício: Você possue carro ou moto? SIM NÃO Você está com ele em dias? SIM NÃO. Já tem uma CNH? SIM NÃO
Responda o questionário abaixo e saiba se você tem direito ao benefício: VOCÊ TEM DIREITO A UM DESCONTO DE 80% NO IPVA 2020 Agora para autenticar sua solicitação e confirmar seu desconto siga os passos abaixo: 1. Clique em compartilhar e avise todos seus amigos / grupos no WhatsApp sobre o benefício. 2. Depois de compartilhar, você será direcionado para finalizar o processo e realizar concluir o cadastro. 3. O desconto será aplicado na data do vencimento do seu IPVA 2020. Compartilhe até completar a barrinha.”

Mas afinal, o governo está dando mesmo desconto de 80% do IPVA 2020 com o programa IPVA Cidadão no WhatsApp?

Embora a mensagem tenha sido muito compartilhada com a esperança de que o imposto não pese no bolso dos motoristas, isso é uma farsa. Até porque não existe nenhum programa IPVA Cidadão do Ministério da Cidadania ou do governo federal. É importante salientar ainda que o IPVA é um imposto estadual, ou seja, quem teria que dar o desconto seriam os governos estaduais.

Além disso, a mensagem que está circulando segue o mesmo modus operandi de outros golpes. Ou seja, mesmo seguindo os passos respondendo as perguntas e compartilhar com os amigos, nada irá acontecer.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.