Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Paulo Guedes afirma que 13° salário do INSS será antecipado em 2021

O Ministro da Economia se pronunciou sobre a possibilidade de antecipação do 13º.

Guedes confirma antecipação do 13° salário do INSS em 2021 como uma possibilidade para as próximas semanas. O ministro afirma que a opção existe e vem sendo debatida, mas que nenhuma conclusão foi tomada ainda.

0

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que existe interesse por parte do governo em fazer a antecipação do pagamento do 13º para aposentados e pensionistas como forma de manter uma maior rotatividade financeira durante a crise.

Contudo, ainda não há dados concretos sobre a forma como esse adiantamento vai ser disponibilizado. Até que o ministério possa chegar a uma solução para o problema, as datas previstas continuam sendo Agosto e Novembro.

É provável que você também goste:

STF estabelece novos prazos para análise de benefícios do INSS

Será que o 13° salário do INSS vai ser liberado em fevereiro?

Caixa TEM: Como sacar auxílio emergencial, FGTS, Bolsa Família e PIS

Quem tem direito ao 13º?

O Ministro alerta ainda que o pagamento apenas é válido para aposentados e pensionistas do INSS; ou seja, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada não tem direito a receber o 13º, visto que eles apenas recebem as 12 parcelas normais todos os anos. 

Não existe, segundo o Ministro, planos para que o BPC seja alterado no momento, mesmo em função da crise causada durante a pandemia, que deixou boa parte da população em estado de emergência. 

Guedes informou ainda que, mesmo em caso de antecipação, os valores vão ser mantidos. A primeira parcela deve liberar 50% do valor do 13° salário, enquanto a segunda parcela libera o restante. As datas para a antecipação devem ser votadas esta semana. 

Possibilidade de 14º salário dependendo da antecipação do 13°

Paulo Guedes não se pronunciou sobre a possibilidade de um 14º salário estar sendo debatida e não deu indicações de que isso possa acontecer. Contudo, existe uma preocupação real de que a antecipação do 13º possa causar uma estagnação do mercado no fim do ano, o que poderia justificar um 14º.

O ministro e seu gabinete devem se pronunciar ainda nos próximos dias sobre a aprovação da antecipação ou sobre o total descarte desta ideia.

Quer ficar por dentro das novidades?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais através do FacebookTwitterInstagram. Assim você fica por dentro de tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo das fintechs.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...