Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Guia definitivo para começar investir seu dinheiro em outubro

Quer aproveitar o início de um novo mês para começar a investir? Clique aqui e descubra o que você deve fazer.

Nunca é tarde demais para começar a investir o seu dinheiro. Por isso, se você quer começar a aplicar a sua renda para conseguir alcançar os seus objetivos e conseguir lucros, essa é a hora.

Entretanto, antes de investir, é necessário definir o seu perfil de investidor, e avaliar quanto quer aplicar por mês. Além disso, organizar as finanças também é um passo importante, já que não adianta nada fazer um investimento e desistir dele para poder pagar uma conta.

Mas não precisa se preocupar com os valores das aplicações. Isso porque, existem diversos investimentos no mercado que custam menos de R$ 10,00. Assim, qualquer pessoa pode iniciar a sua jornada no mercado financeiro. Confira!

Por onde começar a investir?

gáficos de ações que mostram como investir
Imagem: Guillermo Recaredo / shutterstock.com

O primeiro passo para começar a investir é descobrir o seu perfil de investidor. Isso vai apontar a quantidade de riscos que está confortável em assumir, informação importante na hora de escolher as aplicações.

Além disso, a indicação dos especialistas é começar fazendo uma reserva de emergência. O ideal é que ela seja capaz de manter as condições de vida do investidor por 8 ou 10 meses. Por isso, precisa ser um investimento mais seguro e com liquidez diária, como, por exemplo, um CDB com rendimento atrelado ao CDI.

Veja também:

Fim dos apps de banco está próximo? Entenda qual é o futuro do Pix no Brasil

As pessoas que estão começando a investir devem dar prioridade a aplicações mais seguras (renda fixa), como o Tesouro Direto. Entretanto, isso não impede de o investidor separar uma parte dos seu dinheiro para aplicar em ações.

Mercado de ações

Aqueles que quiserem investir no mercado de ações devem saber que esse tipo de investimento exige conhecimento. Portanto, antes de começar a comprar papéis de empresas, é importante estudar para saber como esse setor funciona.

Outra dica é começar por ações de empresas que são sólidas, e que apresentam bom desempenho mesmo durante as crises. Dessa forma, os investidores podem olhar com atenção para os papéis de empresas como Vale, Itaú, Petrobras e Banco do Brasil.

Caso não esteja seguro em escolher as ações ideais, a pessoa pode optar por um ETF, fundo de investimentos que tenta replicar a rentabilidade do Ibovespa, principal índice da B3 (Bolsa de Valores do Brasil).

Imagem: Guillermo Recaredo / shutterstock.com