Atualmente, há muitas opções de financiamento para comprar um imóvel, sendo que a mais popular é pelo programa Minha Casa Minha Vida. Mas, para além do programa, que é administrado pela Caixa, as pessoas que não se enquadram nas regras podem fazer um financiamento em diversos bancos do Brasil. Mas afinal, será possível comprar um imóvel 100% financiado?

É provável que você também goste:

Brasileiros agora poderão comprar carros sem tarifas do Paraguai

Saque gratuito e outras vantagens em relação ao Nubank da nova conta digital grátis do Banco PAN.

Bolsonaro vai acabar com o Minha Casa Minha Vida em 2020?

A resposta é sim, mas depende. Primeiramente, você conseguirá financiar um imóvel 100% se ele for novo e na planta. Isso porque você pode aproveitar a espera pela entrega do imóvel para pagar a entrada de forma parcelada.

Antes de mais nada, é preciso levar em conta que a Caixa e outros bancos financiam até 80% do valor do imóvel. Sendo assim, você tem que dar uma entrada de pelo menos 20% do valor. Mas essa entrada você paga diretamente para a construtora do imóvel, e diversas construtoras pelo Brasil oferecem o parcelamento da entrada, muitas vezes sem nenhum juros.

Comprar imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

Primeiramente, a melhor opção para comprar um imóvel sem entrada é através do programa Minha Casa Minha Vida, pois você poderá utilizar, além do FGTS, o subsídio para abater da entrada. Isso quer dizer que você pode ganhar subsídio e ainda abater o FGTS, tanto o seu como o de quem está comprando o imóvel com você, como seu esposo ou esposa.

Desta forma, você paga a entrada no período em que espera pela entrega do imóvel, e depois que entra no imóvel, começa a pagar o financiamento para o banco.

Para participar do programa MCMV é necessário ter mais de 18 anos de idade, não pode ter outro imóvel em seu nome e nem ser proprietário, cessionário ou detentor de outro financiamento imobiliário, não ter participado de outros programas habitacionais e morar ou trabalhar na cidade aonde vai comprar o imóvel.

Faixas ativas do MCMV

faixas minha casa minha vida

Imagem: Caixa

Vale a pena comprar um imóvel 100% financiado?

Mas antes de tudo, faça as contas e feche negócio apenas se as parcelas da entrada couberem no seu bolso. Você pagará a entrada sem ter posse do imóvel, ou seja, você ainda não pode morar nele. Se você paga aluguel, é muito importante fazer os cálculos. Tenha certeza que você poderá pagar o valor da entrada e também suas outras despesas, como aluguel, energia elétrica, luz, condomínio, etc.

Mas para além disso, esta é uma ótima opção para aqueles que querem comprar um imóvel e não tem valores para dar de entrada. Como você pode usar o FGTS e subsídio do Minha Casa Minha Vida na entrada, pode fazer com que o valor diminua bastante e este parcelamento caiba no seu bolso. Além do mais, você estará adquirindo um imóvel novo e nunca habitado.

Construtoras que vendem imóvel sem entrada

Muitas construtoras no Brasil vendem imóvel 100% financiado. Dentre elas, podemos citar a MRV, que é atualmente a maior construtora do Brasil, presente em cerca de 150 cidades brasileiras. Além dela, outras construtoras vendem o imóvel sem entrada, como a Direcional Engenharia, Grupo Pacaembu, Tenda, Morana, Lótus, dentre outras.

Se você tem interesse, pesquise se as construtoras da sua cidade parcelam a entrada. Neste caso, você conseguirá comprar um imóvel 100% financiado.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Alexander Raths / shutterstock

Sobre o Autor

Priscilla Kinast

Redatora

Estudante de Ciência e Tecnologia na UFRGS - Universidade Federal do RS, apaixonada por inovações tecnológicas, mistérios da ciência, bem como filmes e séries de ficção científica

Ver todos os artigos