Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: data de liberação do 2º lote da restituição foi anunciada; confira

Descubra quando o 2º lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado e saiba como conferir seu status!

A Receita Federal do Brasil já está preparando os contribuintes para os próximos pagamentos de restituição do Imposto de Renda 2024. Para quem está aguardando, as datas já foram anunciadas, e as consultas para verificar esses pagamentos estão prestes a ser liberadas.

Dessa forma, saiba mais sobre as datas de pagamento dos próximos lotes e as demais informações sobre o processo. Continue a leitura para masi detalhes!

Quando ocorrerá o pagamento do 2º lote da restituição do Imposto de Renda?

Celular com logo da Receita Federal e ao fundo o leão do Imposto de Renda
Imagem: Pamela Marciano / shutterstock.com

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda, que muitos aguardam ansiosamente, será disponibilizado para consulta a partir do dia 21 de junho. O pagamento está previsto para uma semana depois, no dia 28 do mesmo mês. Ademais, as datas para os lotes seguintes são:

  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 30 de agosto;
  • 5º e último lote: 30 de setembro.

A Receita Federal estabelece certa prioridade no pagamento das restituições. Isso significa que alguns grupos recebem o pagamento antes de outros. Entre os contemplados prioritariamente estão:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes que têm entre 60 e 79 anos;
  • Pessoas com deficiências física ou mental ou que sofrem de doenças graves;
  • Professores que dependem do magistério como principal fonte de renda;
  • Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou optaram por receber via Pix.

Como consultar a restituição?

Sendo assim, para aqueles que desejam verificar a situação de sua restituição do Imposto de Renda, a Receita Federal disponibiliza um procedimento simples:

  • Acesse o site oficial da Receita Federal.
  • Selecione a opção “Iniciar”.
  • Insira seu CPF e data de nascimento para prosseguir com a consulta.

É essencial verificar se os detalhes bancários fornecidos estão corretos, já que a restituição terá seu depósito diretamente na conta indicada pelo contribuinte.

O que fazer ao não receber a restituição?

Aliás, caso o dinheiro da restituição não apareça na conta no dia programado, o contribuinte deve agir. Primeiramente, recomenda-se verificar se houve algum problema com a conta bancária fornecida. Caso os dados estejam corretos, o próximo passo é considerar a possibilidade de ter caído na malha fina, indicando pendências ou discrepâncias nas informações declaradas.

Veja também:

Novas linhas de crédito para empresas afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul

Para resolver tais pendências, deve-se acessar o portal Gov.br ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda” (Android, iOS), selecionando a opção “Pendências de malha”. Lá estará detalhado o motivo da retenção e como proceder para solucionar o problema. Por fim, a regularização é fundamental para garantir o recebimento da restituição nos próximos lotes residuais e evitar multas futuras.

Imagem: Pamela Marciano / shutterstock.com