Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: Gov.br pode ser utilizado para facilitar a declaração

Facilite o preenchimento da sua declaração de Imposto de Renda em 2024. Saiba como usar a opção pré-preenchida com a conta Gov.br!

A época de entrega da declaração do Imposto de Renda (IRPF) sempre causa certa tensão nos contribuintes devido ao medo de caírem na malha fina. No entanto, a declaração referente ao ano-base de 2023, cujo prazo inicia-se em 15 de março de 2024, pode se tornar mais simples através do uso da declaração pré-preenchida.

Sendo assim, o modelo de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda tem como objetivo facilitar a vida dos contribuintes, uma vez que a mesma já vem com diversos campos preenchidos. Desse modo, os contribuintes precisam apenas completar as informações restantes, revisar os dados já preenchidos e corrigir possíveis erros.

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Celular com app do Imposto de Renda aberto na tela, ao lado dele tem uma calculadora e uma caneta
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Para ter acesso a essa modalidade de declaração do Imposto de Renda, é necessário possuir uma conta Gov.br de níveis prata ou ouro. Segundo dados da Receita Federal, em 2023, 68,6% dos declarantes possuíam contas nesses níveis. Para o ano de 2024, a expectativa é que esse número chegue a 75,2%.

Dessa maneira, para criar uma conta no Gov.br, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu dispositivo;
  2. Faça o download e abra o aplicativo Gov.br;
  3. Insira seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou atualizar sua conta.

Após o cadastro inicial, o novo usuário tem uma conta de nível bronze, que não permite acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. Para aqueles que utilizam o aplicativo, o aumento de nível de conta pode ser realizado de forma automática.

Como aumentar o nível da conta no Gov.br?

Para atingir o nível prata, é necessário realizar a biometria facial com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ser servidor público federal ou conectar-se através do banco – desde que a instituição financeira seja uma das credenciadas.

Para quem deseja uma conta nível ouro, deve-se realizar o reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, através do QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou com um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Veja também:

INSS realiza mutirões do BPC em março; confira os locais e as datas

Com a declaração pré-preenchida, o processo de enviar a declaração do Imposto de Renda pode ficar mais simples e rápido, diminuindo o risco de erros que podem levar o contribuinte à malha fina. Portanto, vale a pena investir um tempo para criar ou aprimorar sua conta no Gov.br e tornar esse momento menos estressante.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com