Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: prazo para declarar acaba em 7 dias

Mais de 30 milhões de brasileiros entregaram a declaração do Imposto de Renda 2024. O prazo final se encerra em 7 dias. Não perca!

Mais de 30 milhões de brasileiros já entregaram a declaração do Imposto de Renda (IR) 2024. Trata-se de uma marca atingida na tarde da última quinta-feira (23). Logo, a partir de hoje (24), faltam apenas 7 dias para o prazo final.

Dessa forma, a Receita Federal alerta os contribuintes para não deixarem para a última hora. A expectativa é de que mais 13 milhões de contribuintes façam a entrega até o dia 31 de maio. Continue a leitura para mais informações!

Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 se encerra em 7 dias

celular com logo da Receita Federal e ao fundo o leão do Imposto de Renda
Imagem: Pamela Marciano / Shutterstock.com

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda está se aproximando rapidamente, com a data limite estabelecida para o último dia de maio. Contribuintes que não cumprirem com essa obrigação dentro do período designado enfrentarão multas que começam em R$ 165,74, podendo atingir até 20% do imposto devido.

Além disso, é importante estar atento à prorrogação especial para moradores de áreas afetadas por calamidades no Rio Grande do Sul. Eles têm até o dia 31 de agosto para realizar essa tarefa.

Como a declaração pré-preenchida acelerou o processo?

A entrega das declarações do Imposto de Renda 2024 aponta marcos importantes na história recente da Receita Federal. Dentro dos números divulgados, destaca-se o uso recorde da declaração pré-preenchida, alcançando um total expressivo de 12,1 milhões de contribuintes que optaram por essa modalidade, representando 40,2% do total de declarações.

Ademais, com a evolução constante das ferramentas tecnológicas, a Receita Federal proporcionou aos contribuintes soluções que simplificam e agilizam a entrega das declarações do Imposto de Renda. A declaração pré-preenchida, que registrou um uso sem precedentes neste ano, é um reflexo direto dessa tendência.

Veja também:

CadÚnico libera R$ 2,5 mil para famílias cadastradas; veja se vai receber

Por fim, graças a ela, é possível inserir automaticamente as informações prévias disponíveis para o Fisco na declaração, poupando tempo e reduzindo a chance de erros, por exemplo.

Imagem: Pamela Marciano / Shutterstock.com