Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: saiba como fazer a declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda pode te ajudar muito a não ficar em débito com a Receita Federal. Saiba como fazer e acessar!

Com o início do ano, a declaração do Imposto de Renda se torna uma das grandes preocupações dos contribuintes. Entretanto, com a declaração pré-preenchida, um recurso disponibilizado pela Receita Federal, o preenchimento das informações pode ficar muito mais fácil.

Portanto, para tirar suas dúvidas sobre o tema e ajudar você nesse momento, preparamos um passo a passo explicativo sobre como declarar o seu Imposto de Renda em 2024.

Um item que ajuda muito neste momento da vida adulta é a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. A declaração pré-preenchida é um recurso usado para facilitar o envio da documentação. Isso porque nela já constam diversas informações sobre o contribuinte.

Declaração pré-preenchida do imposto de renda

Homem fazendo contas na calculadora com recibos na mão e vários papéis espalhados na mesa a sua frente
Imagem: fizkes/shutterstock.com

A declaração pré-preenchida é um serviço oferecido pela Receita Federal do Brasil que facilita o processo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF). Nesse serviço, a Receita Federal disponibiliza uma declaração já preenchida com informações fiscais do contribuinte.

Neste caso, o contribuinte pode acessar essa declaração pré-preenchida diretamente pelo site da Receita Federal, revisar as informações e fazer as correções necessárias antes de enviar a declaração final. Nela estão preenchidos dados como rendimentos, despesas médicas, pagamentos de impostos, entre outros, com base em dados fornecidos por fontes pagadoras, instituições financeiras e órgãos governamentais.

Editar os dados da declaração

Os dados da declaração podem ser editados sem problemas, desde que sejam colocados dados reais e corretos. Isso porque algumas divergências ou ausências de informações podem acontecer caso as fontes não entreguem as informações necessárias.

O formato de declaração pré-preenchida está disponível para contribuintes que têm conta gov.br “prata” ou “ouro”. Se você ainda tem uma conta bronze, siga o passo a passo para aumentar o nível de segurança descrito no texto.

Veja também:

Declaração conjunta do Imposto de Renda 2024: como otimizar a prestação de contas

Por fim, lembre-se que você tem do dia 15 de março ao dia 31 de maio para fazer o envio de sua documentação. Fique sempre atento, pois pode haver alterações nos prazos devido a situações excepcionais ou mudanças na legislação tributária.

Imagem: fizkes/shutterstock.com