Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda 2024: veja o que fazer após cair na malha fina

Está com receio de cair na malha fina do Imposto de Renda? Então clique aqui e saiba o que fazer nesses casos

Para muitos contribuintes, o período de declaração do Imposto de Renda (IR) é sempre motivo de preocupação e dúvidas, principalmente quando surge a pergunta: como saber se caí na malha fina? A malha fina é um processo de verificação mais aprofundado realizado pela Receita Federal quando identificam-se inconsistências na declaração do IR.

Ela ocorre quando a Receita Federal identifica incoerências nos dados informados pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda.

Existem diversos motivos que podem levar à retenção da declaração na malha fina, como a omissão de informações, a declaração de valores ilegítimos ou de rendimentos, a inclusão incorreta de dependentes, dentre outros.

Malha fina do Imposto de Renda: algumas curiosidades

Imagem de uma calculadora branca e azul com a sigla IRPF na tela sobre notas de 50 e 100 reais em formato de leque.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O que fazer em caso de enquadramento na malha fina?

Se a sua declaração do Imposto de Renda ficar retida na malha fina, é importante agir rapidamente. Caso tenha identificado o erro, é necessário retificar a declaração, corrigindo as informações erradas e enviando novamente para a Receita Federal.

Caso não encontre nenhuma incoerência, recomenda-se aguardar o recebimento de uma notificação da Receita e apresentar os devidos comprovantes para correção da situação.

Saiba como evitar ser enquadrado

Para evitar cair na malha fina, é fundamental que o contribuinte seja meticuloso ao declarar suas informações. Assim, erros comuns, como digitar um valor errado, omitir rendimentos ou incluir despesas indevidamente, podem levar à retenção da declaração.

Por isso, é recomendável que se organize todos os documentos comprovantes e recibos antes de iniciar a declaração.

Veja também:

Homem recebe R$ 4,5 milhões por engano de corretora cripto e ‘desaparece’

Como verificar se você caiu nela?

O contribuinte pode acompanhar a situação de sua declaração através do portal e-CAC, no site da Receita Federal. Ao acessar, é só clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Pendências de Malha”. Nesse espaço, é possível identificar se sua declaração está retida na malha fina e qual o motivo para tal retenção.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com