Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: prazo de entrega é prorrogado para 31 de maio

Contribuintes poderão entregar declaração até dia 31 de maio.

Foi publicada nesta terça-feira, 5 de abril, no Diário Oficial da União, a instrução normativa que prorroga o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022, que antes era até dia 29 de abril, agora passa a ser até 31 de maio.

A declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país e a declaração de espólio também tiveram o prazo de entrega alterado para o fim de maio.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda 2022: como declarar pagamentos a dentistas e profissionais de saúde

Recebi cashback em 2021, preciso declarar no Imposto de Renda 2022?

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

O cronograma de restituição que havia sido divulgado anteriormente será mantido, conforme calendário abaixo:

  • 1º lote – 31 de maio
  • 2º lote – 30 de junho
  • 3º lote – 31 de agosto
  • 4º lote – 30 de setembro

Parcela em débito automático

Aqueles contribuintes que terão que pagar imposto ao Leão e quiserem colocar a primeira parcela ou a quota única em débito automático no banco necessitam, após a prorrogação, enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 até o dia 10 de maio. Após esse prazo, o pagamento da primeira quota se dará por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Motivo da prorrogação

A Receita Federal atribuiu aos efeitos causados pela pandemia, o motivo da prorrogação do prazo.

“A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covida-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”, afirmou a Receita por meio de nota.

Em 2021 também houve prorrogação do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda, que foram até dia 31 de maio, devido a pandemia da Covid-19.

Já em 2020, pelo mesmo motivo, o prazo de entrega da declaração também foi prorrogado, porém foi um pouco maior, até dia 30 de junho.

Mais de 34 milhões de declarações

A Receita Federal prevê que cerca de 34,1 milhões de declarações serão entregues em 2022.

O cidadão que é obrigado a declarar e não o fizer ou enviar após o prazo estabelecido, terá que pagar multa a partir de R$ 165,74, podendo chegar ao valor de 20% do imposto devido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com