Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2021: Como consultar o Informe de Rendimentos do INSS

Prazo para enviar sua declaração termina no dia 30 de abril.

0

O mês de março começou marcando o início do prazo para realização da declaração do Imposto de Renda 2021. Assim, se você recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 em 2020, então você precisa declarar os valores para a Receita Federal até o dia 30 de abril. E entre os documentos necessários para comprovação desses valores, está o Informe de Rendimentos do seu banco. Porém, você sabe como solicitar o documento no caso de aposentados e pensionistas do INSS? Então, confira a seguir todas as informações sobre o assunto!

É provável que você também goste:

Saiba se o empréstimo da restituição do IR vale a pena

Quem não atualizar cadastro no Caixa Tem perde o auxílio emergencial?

Declare seu consórcio no IRPF 2021

Informe de Rendimentos INSS: veja como consultar seu extrato

Como explicamos, o Informe de Rendimentos é um documento necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda 2021. Por isso, o INSS disponibiliza o extrato de forma muito simples: basta acessar o site do Meu INSS e se cadastrar no sistema, registrando uma senha. Em seguida, você deve seguir os passos informados no site e selecionar a opção “Extrato de Imposto de Renda”. Com isso, o arquivo estará disponível em PDF. Você pode salvá-lo no computador ou no celular.

A Receita Federal ainda não definiu quando as declarações do Imposto de Renda começam a ser recebidas pelo governo, o que deve ser anunciado até o começo de março. Atualmente, devem declarar todas as pessoas com rendimento acima do estabelecido pelo governo, incluindo pensionistas e aposentados.

Não deixe de fora os rendimentos isentos

Por fim, a declaração do Imposto de Renda também é obrigatória para quem recebeu rendimentos isentos, como indenização trabalhista, saque do FGTS ou rendimentos da poupança, em valores superiores a R$ 40 mil. Assim, para declarar o imposto, os contribuintes também precisam ter em mãos outras informações.

Portanto, vá atrás do Informe de Rendimentos de investimentos, que o seu banco fornece, além de outras fontes de rendimento, como aluguel de imóveis. O prazo para fornecimento desses documentos acabou no dia 26 de fevereiro, mas a declaração do Imposto de Renda segue até 30 de abril.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagens: Lais Monteiro / shutterstock.com

Comentários
Carregando...