Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Clientes do Nubank, PicPay e outras fintechs poderão receber restituição do IR 2021

Veja as datas para restituições do Imposto de Renda neste ano.

0

O Imposto de Renda (IR) 2021 está com uma novidade para quem é cliente das fintechs financeiras: agora, a Receita Federal permite que a restituição do imposto seja feita por meio de uma conta de pagamento digital, e não mais apenas via contas correntes e poupanças de bancos tradicionais. Esse é um avanço e também uma facilidade para muitos brasileiros que optaram por utilizar os serviços apenas das fintechs e bancos digitais modernos.

Então, a partir disso, o contribuinte poderá escolher uma conta digital para receber a devolução do imposto pago, o que não podia ser feito até o ano passado. Para isso, basta clicar em “Resumo da declaração”, no canto esquerdo da tela, e depois escolher a opção “Cálculo do Imposto”. Em seguida, depois de consultar o saldo a ser restituído, o declarante deve clicar em “Informações Bancárias”, preenchendo os dados solicitados. E pronto, finalizado o processo!

É provável que você também goste:

Saiba como declarar redução de jornada no Imposto de Renda

IR 2021: Veja como acessar o Informe de Rendimentos do Banco Inter

Sem auxílio emergencial, caem gastos com supermercado, saúde e cuidados pessoais

Bancos digitais têm crescido entre os brasileiros

De acordo com pesquisa realizada pelo Distrito Fintech Report 2020, somente no ano passado, as novas empresas focadas em tecnologia e mercado financeiro cresceram 34%. Assim, com a novidade do IR para este ano, a ideia é acompanhar essa transformação no mercado, uma vez que parece que as fintechs vieram mesmo pra ficar.

Desta forma, exemplos como Nubank, PagSeguros e PicPay têm se destacado e conquistado cada vez mais clientes no Brasil. Isso porque oferecem muitas vantagens difíceis de encontrar antigamente, como serviços 100% online, isenção de anuidade, ausência de taxas de manutenção e acesso facilitado ao cartão de crédito.

Veja as datas das restituições do Imposto de Renda 2021

Por fim, após fazer a declaração do IR 2021, muitos contribuintes também têm direito à restituição de um certo valor. Isso ocorre quando o recolhimento é maior do que o devido. Dessa forma, a Receita devolve esse montante extra pago pelo cidadão. Neste ano, essa devolução de valores acontece entre os meses de maio e setembro, dividida em cinco lotes. Então, confira o calendário de restituição do IR:

  • 1º lote: 31/05/2021
  • 2º lote: 30/06/2021
  • 3º lote: 30/07/2021
  • 4º lote: 31/08/2021
  • 5º lote: 30/09/2021

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários
Carregando...