Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita abre consulta ao 2º lote da restituição do IR 2021 nesta quarta-feira (23)

O terceiro lote está previsto para o dia 30 de julho.

Na próxima quarta-feira, dia 23 de junho, a Receita Federal deve abrir as consultas ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda 2021. Segundo o calendário, os pagamentos serão efetuados no próximo dia 30. O primeiro lote foi liberado ainda no mês de maio, com os pagamentos sendo realizados no dia 31. O terceiro está previsto para dia 30 de julho, o quarto para o dia 31 de agosto e, por fim, o quinto e último lote de restituição do imposto deve ser pago no dia 30 de setembro. Saiba mais a seguir!

É provável que você goste também:

Câmara dos Deputados: Comissão de finanças aprova regra que obriga a atualização anual da tabela do Imposto de Renda

Ainda vale a pena deixar o dinheiro parado na conta do Nubank?

Bradesco abre novas vagas de emprego no país. Confira os cargos

Receita abre consulta ao 2º lote da restituição do IR 2021 nesta semana

Para conhecimento, o contribuinte tem duas formas de consultar o valor de sua restituição. Uma delas é logo após o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Dessa forma, após terminar de enviar as informações, você escolhe qual modelo enviará ao Fisco, o simplificado ou completo.

Isso porque cada um possui informações especificas, sendo assim, existem diferenças tanto no valor a ser restituído pelo governo, quanto no valor a ser tributado pelo contribuinte. Por exemplo: os contribuintes que não tem muitas deduções podem optar pelo modelo simplificado.

Nesse caso, a Receita atribui um valor de 20% que deduz do valor final do imposto, com um limite de até R$ 16.754,34. Já o modelo completo não possui uma porcentagem fixa de dedução e é mais aconselhável para os contribuintes que têm gastos dedutíveis acima de R$ 16.754,34.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda online

Por fim, outra forma de consultar a restituição é na área de “Consulta Restituições IRPF”. Contudo, é necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar; então esteja com essas informações em mãos. Nesse caso, o portal será aberto na quarta-feira (23) para consulta. Nele, também é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá.

Por fim, caso a restituição do Imposto de Renda não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo. Em 2021, o Fisco voltou ao esquema de cinco lotes de restituição (em 2020, foram sete lotes), sendo que marcou o primeiro lote para o dia 31 de maio e o último para 30 de setembro.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com