Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Índice de Atividade Econômica do Banco Central em abril fica abaixo do esperado, diz BC

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central fica praticamente estável em abril. Saiba mais informações!

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que serve como um termômetro preliminar para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, apresentou um crescimento sutil de 0,01% no mês de abril. Este resultado revela uma estabilidade após a queda de 0,34% registrada em março.

Especialistas do mercado financeiro, que antecipavam um crescimento mais robusto de 0,45%, foram surpreendidos com o desempenho mais contido da economia brasileira. Continue a leitura para mais informações!

Qual é a relevância do índice do Banco Central para a economia brasileira?

Logo do Banco Central do Brasil com notas ao lado
Imagem: Poetra.RH / Shutterstock.com

O desempenho do IBC-Br é um dos principais indicadores monitorados por analistas e investidores, pois oferece uma prévia do que poderá ser o desempenho do PIB. No comparativo anual, o índice do Banco Central teve um crescimento positivo de 4,01% sobre abril de 2023. Já no acumulado do ano, a expansão registrada foi de 2,08%.

Ademais, o IBC-Br tem seu uso frequente para avaliar o pulso da atividade econômica do país. Ao apresentar uma alta de 0,76% no primeiro trimestre comparado ao anterior e de 1,63% em relação ao mesmo período do ano passado, o índice sinaliza como está sendo a recuperação econômica.

Ele é fundamental para a formulação de políticas monetárias e decisões de investimento por todo o mercado financeiro.

Como o resultado afeta o dia a dia dos brasileiros?

Sendo assim, a economia, ao performar abaixo das expectativas, pode influenciar diversas áreas, desde a criação de empregos até o poder de compra dos cidadãos. Um crescimento econômico mais lento do que o esperado pode resultar em maior cautela por parte de empresários e consumidores. Logo, isso afeta o ciclo econômico do país.

Veja também:

Projeto de lei para legalização de cassinos, bingos e jogo do bicho avança no Senado

Por fim, apesar do crescimento modesto em abril, especialistas seguem otimistas com possíveis recuperações nos próximos meses. Espera-se que diversas medidas governamentais e a estabilização do mercado internacional possam influenciar positivamente os próximos resultados do IBC-Br.

Imagem: Poetra.RH / Shutterstock.com