Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: margem do empréstimo consignado do INSS vai reduzir em 2022

Veja as principais mudanças a partir do ano que vem

0

Atualmente, os aposentados e pensionistas do INSS possuem uma margem maior para conseguir crédito consignado. Inicialmente, a facilidade veio através de uma Medida Provisória (MP), e em março de 2021 acabou se tornando uma lei. Entretanto, ela chegará ao fim no dia 31 de dezembro. Com isso, para 2022, o limite de margem para empréstimos deste tipo terá novas regras. Então, para saber mais, confira a seguir.

Conta de luz seguirá alta mesmo com chuvas e menor risco de apagão

Reforma do IR: relator quer ampliar isenção de R$1,9 mil para R$3,3 mil

INSS: limite de margem do empréstimo consignado terá novas regras em 2022, veja o que muda

Dessa forma, hoje em dia, os aposentados e pensionistas podem contratar o crédito com uma margem de 35% para o consignado. Além disso, possuem uma margem de 5% para o cartão de crédito. Ou seja, nesses termos, o segurado pode utilizar cerca de 40% do saldo do benefício para a contratação de crédito consignado.

Já em relação às mudanças na contratação em 2022, a partir do dia 1 de janeiro de 2022, a contratação ficará da seguinte forma:

  • O segurado poderá utilizar 35% do saldo disponível no INSS para consignado;
  • Desses 35%, 30% são para contratação de empréstimo e 5% para utilização com cartão de crédito
  • A lei ainda permite a suspensão das parcelas da contratação de empréstimos por quatro meses, sem alteração do valor e da taxa de juros.

Por fim, vale dizer que a cobrança das parcelas do empréstimo consignado não é feita por desconto em conta corrente, ou através de um boleto bancário, como em outros tipos de empréstimo. Nesse caso, o desconto é realizado diretamente do benefício INSS, ou do salário de funcionários públicos ou privados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -