Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Intenção de consumo dos brasileiros tem alta em outubro

Em outubro deste ano, o Índice de Consumo das Famílias fechou em 104,2 pontos, índice acima do apresentado em setembro. Entenda!

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), antecipa o potencial das vendas no varejo de acordo com o grau de satisfação dos consumidores com renda e emprego.

Nesse sentido, os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores. Assim, se o índice for abaixo de 100 pontos, a intenção de consumo não está boa, pois indica insatisfação. No entanto, se for superior a 100, com limite de 200 pontos, os consumidores estão satisfeitos com seu emprego, renda e capacidade de consumo. Confira mais detalhes a seguir.

Intenção de consumo

Em outubro deste ano, o Índice de Consumo das Famílias fechou em 104,2 pontos, índice acima do apresentado em setembro, quando foi de 102,6 pontos. Além disso, esse é o maior índice de intenção de consumo em 12 meses, sendo que o menor foi em outubro de 2022, quando o índice foi de 87,0 pontos.

Veja também:

Comércio varejista apresenta avanço de 0,6% nas vendas; veja os destaques

Assim, vale destacar que a intenção de consumo entre aqueles que têm renda mensal acima de 10 salários mínimos (118,0) é maior do que entre aqueles com rendimento mensal de até 10 salários mínimos (101,6). Contudo, o Nível de Consumo Atual, em que o consumidor compara com o igual período do ano anterior, ficou abaixo de 100 pontos, fechando outubro em 89,6 pontos.

consumo
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Expectativa dos comerciantes

Diante do nível de satisfação na intenção de consumo, o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), que apura a expectativa dos comerciantes em relação ao futuro no curto prazo, se manteve em 145,2 pontos. Isso significa que os empresários estão satisfeitos com o futuro do setor.

Por fim, a intenção de consumo e a expectativa dos comerciantes pode ter sido motivada pela Black Friday, que acontece no dia 24 deste mês de novembro, uma vez que 91% dos brasileiros pretendem fazer compras na ocasião.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com