Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IOF: governo quer prorrogar aumento até 2023; entenda

Ideia é viabilizar a desoneração da folha de salários para 17 setores intensivos em mão-de-obra.

0

O governo está estudando prorrogar a sobretaxa do Imposto sobre Operações Financeiras, o chamado IOF, até o ano de 2023. Assim, a ideia é viabilizar a desoneração da folha de salários para 17 setores intensivos da economia. Isso porque o orçamento de 2022, que foi aprovado pelo Congresso, não incluiu a previsão de recursos para o programa, que acabaria neste mês, mas foi estendido por um projeto de lei. Portanto, para saber mais sobre o assunto a respeito do IOF, confira a seguir.

É provável que você também goste:

O que é o IOF cobrado na fatura do cartão de crédito?

Governo define o novo valor do salário mínimo para 2022

Auxilio Brasil: Governo recua e não pagará R$ 400

IOF: governo quer prorrogar aumento até 2023

Dessa forma, o plano de recorrer à extensão do prazo de validade do IOF foi anunciado na semana passada pelo jornal O Globo. Ainda em setembro, o governo editou um decreto para elevar a alíquota do IOF de 1,5% para 2,04% para as empresas, e de 3% para 4,08% para pessoas físicas, até 31 de dezembro de 2021. O objetivo principal era conseguir recursos para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil.

Além disso, de acordo com especialistas, a solução seria manter os percentuais do IOF até dezembro de 2023. Outra possibilidade poderia ser cortar despesas permanentes do Orçamento. Contudo, atualmente, segundo economistas, já não existe margem política para mudanças deste tipo.

Por fim, vale dizer que, durante o debate da PEC dos Precatórios, houve espaço para incluir a desoneração das folhas de salários dentro da nova margem orçamentária criada com a medida. Porém, a aprovação do Orçamento de 2022 não previu a desoneração. Agora, resta esperar para saber quais serão os próximos passos do governo a respeito do IOF.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -