Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Economia: prévia da inflação para outubro fica em 1,20%

Confira as expectativas do mercado e o aumento em cada setor

0

Segundo divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (26), a prévia da inflação para o mês de outubro ficou em 1,20%, ou seja, 0,06 ponto percentual acima da taxa tida em setembro, de 1,14%. Assim, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve a maior variação para um mês de outubro desde 1995. Também foi a maior variação mensal desde fevereiro de 2016. Então, para saber mais, continue a leitura.

Economia: prévia da inflação para outubro fica em 1,20%

Neste ano, o IPCA-15 já acumula alta de 8,30%. Em 12 meses, o acúmulo foi de 10,34%, número acima dos 10,05% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Além disso, em outubro de 2020, a taxa foi de 0,94%. Dessa forma, com o maior impacto individual no mês de outubro, a energia elétrica teve destaque no grupo de habitação, aumentando 3,91%.

De acordo com o IBGE, a alta da inflação ocorre, em grande parte, por conta da vigência da bandeira tarifária escassez hídrica, que realiza um acréscimo de R$ 14,20 na conta de luz a cada 100 kWh consumidos. O IBGE afirma que, durante o período base do IPCA-15, vigorou tanto a bandeira escassez hídrica, na primeira quinzena de setembro, quanto a bandeira vermelha patamar 2, na segunda quinzena de agosto.

Já no grupo dos transportes, as passagens aéreas foram o destaque na inflação. Nesse caso, a alta foi de 34,35%, registrando um impacto de 0,16 ponto percentual. O aumento no preço das passagens ocorreu em todas as regiões, sendo a menor delas em Goiânia (11,56%) e a maior no Recife (47,52%).

Por fim, os combustíveis, que estão sendo alvo de debates nos últimos tempos, também seguem em alta, com aumento de 2,03%. A gasolina, componente com o maior peso do IPCA-15, subiu 1,85% e acumula 40,44% em 12 meses.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar