Com juros baixos, IPOs devem acelerar em 2021

Mesmo chegando a 4%, analistas classificam Selic como baixa. Veja o cenário

0

Com juros baixos, as IPOs, ou ofertas iniciais de ações, devem começar acelerar em 2021. Em meio a uma crise econômica causada por uma pandemia, esta é uma notícia extremamente positiva. Atualmente, de acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários, existem 17 pedidos de abertura de capital em análise, além de mais 13 em andamento. Para comparação, no ano passado, foram 27 no total.

Um exemplo é a unidade de mineração da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com oferta aguardada há anos, que se encontra na lista de empresas com IPO em aberto. Com isso, de acordo com a prospecção inicial, a ação da CSN Mineração deve ter estreia com preço entre R$ 8,50 e R$ 11,35. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

É provável que você também goste:

Endividamento das famílias bate recorde em 2021, diz Banco Central

Chaves PIX ultrapassam 159 milhões de cadastros, diz Banco Central

Com juros baixos, IPOs devem acelerar em 2021. Entenda o cenário

Nesse cenário, com o valor do minério de ferro em alta, operações adiadas em 2020 por conta da crise do mercado causa alta expectativa no campo financeiro. Além disso, a recuperação do mercado de ações, depois da queda no primeiro trimestre de 2020, ocasionou na retomada das empresas na abertura de capital. Com a queda histórica da taxa Selic a 2% ao ano, a Ibovespa próxima dos 120 mil pontos e os custos de matérias-primas em alta, companhias enxergam o período como benéfico para a captação de dinheiro no mercado de ações.

Mesmo chegando a 4%, analistas classificam Selic como baixa

Por fim, ainda que a Selic feche próxima de 4% em 2021, analistas classificam o juro como baixo, principalmente por conta da inflação. Entretanto, a queda do juro não foi totalmente repassada por muitos bancos na liberação de crédito. Ou seja, isso pode tornar o IPO como uma forma mais econômica das empresas levantarem capital diante do cenário de crise.

Exemplos de IPOs que já foram concluídos neste ano são da empresa HBR Realty e da locadora de caminhões Vamos. Em 2020, ambas haviam abdicado  ofertas tradicionais e, neste momento, fizeram uma oferta restrita, delimitada para 50 investidores institucionais. Em outra perspectiva, seis empresas desistiram do IPO em 2021, entre elas a Açu Petróleo e Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: ra2 studio / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...