Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2022: como declarar o seu automóvel

0

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda (IR) termina em 29 de abril. Porém, é recomendável começá-la o quanto antes para dar tempo de verificar todas as informações e evitar cair na malha fina da Receita Federal. 

Lembrando que nem todos são obrigados a declarar o IR. Ela é obrigatória apenas para aqueles que:

  • Receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano anterior;
  • Obtiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil;
  • Adquiriram capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizaram operações em bolsas de valores.

Portanto, se você se encaixa em alguma dessas categorias e já possui ou comprou um automóvel em 2021, saiba que também será preciso declarar esse bem. 

Passo a passo para declarar automóvel no IR 

  1. No site da Receita Federal, vá até a ficha de “Bens e Direitos” e clique em “Novo”;
  2. Clique na opção “Bens móveis”;
  3. Em Código, selecione “1 – veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc”;
  4. Em seguida, preencha o campo de localização;
  5.  Por fim, insira o número do RENAVAM do veículo.

Os passos seguintes dependerão do restante das informações, como se você vendeu o veículo em 2021, ou se ele é financiado, por exemplo. 

Além disso, vale ressaltar que caso você tenha comprado o automóvel em 2022, a declaração passará a ser obrigatória somente a partir do ano que vem.

Por outro lado, se você vendeu o veículo em 2021,  será necessário colocar o CPF ou CNPJ de quem o comprou, além do valor de compra e data da venda. Sendo assim, detalhe o valor pelo qual comprou ele, e em 2021 deixe zerado, mostrando que você não é mais dono do carro/moto.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Lais Monteiro / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar