Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2024: confira o que acontece se você não entregar a declaração

Saiba o que acontece se você não entregar a declaração do IR 2024 e como evitar problemas com o Fisco. Fique em dia com suas obrigações!

O prazo final para envio da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 está chegando. Dessa forma, a declaração tardia do Imposto de Renda pode trazer diversos transtornos financeiros e legais para o contribuinte. Assim, uma das principais consequências é a aplicação de uma multa.

Dessa forma, deixar de entregar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, que em 2024 vai até o dia 31 de maio, pode resultar em uma multa mínima de R$ 165,74. Assim, esse valor é apenas o ponto de partida, pois a multa pode crescer até atingir 20% do total do imposto devido, com acréscimos de 1% por mês de atraso. Veja mais detalhes!

Consequências de não enviar a declaração do IR 2024

Portanto, após entregar a declaração de forma tardia, a Receita Federal calcula automaticamente a multa devida, que pode ser visualizada e paga através da emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Assim, o contribuinte tem a opção de emitir o documento tanto pelo programa da declaração quanto acessando o portal e-CAC ou pelo aplicativo móvel da Receita Federal (disponível para Android e iOS).

Veja também:

Conta de água ficará mais cara com privatização da Sabesp? Confira

Além disso, não cumprir com a obrigação de declarar seus rendimentos pode levar a consequências mais severas do que simples penalidades financeiras. A falta de declaração pode resultar em acusação de sonegação fiscal, processo judicial e irregularidade no CPF. Isso afeta diretamente a vida civil do contribuinte, impedindo-o de realizar atividades como abrir contas bancárias.

Calculadora sobre um leque de notas de $50 e $100 com a sigla IRPF na tela
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Como evitar problemas

Por fim, confira como evitar problemas com a declaração do IR 2024:

  • Organize documentos e recibos durante o ano para facilitar a declaração;
  • Utilize os programas e aplicativos oferecidos pela Receita Federal para preenchimento e entrega;
  • Esteja atento ao calendário e não deixe para última hora;
  • Em caso de dúvidas, consulte um contador ou utilize os canais de atendimento da Receita Federal.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com