Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2024: declaração pré-preenchida apresenta erro em dados bancários; confira como corrigir

Evite erros na Declaração Pré-Preenchida do IR e escape da malha fina! Saiba como revisar e corrigir dados bancários

Você já parou para verificar se os dados bancários enviados à Receita Federal para sua declaração de Imposto de Renda estão corretos? Esse é um passo crucial para evitar erros que possam te levar a cair na malha fina, gerando uma grande dor de cabeça. 

Este ano, diversos contribuintes têm enfrentado complicações devido a incorreções nas informações pré-preenchidas que incluem saldos inexistentes, informações duplicadas em investimentos e muito mais.

Assim, o pré-preenchimento, apesar de facilitador, requer uma revisão atenta por parte do contribuinte. As falhas podem variar desde valores errados em investimentos até CNPJs trocados. Veja mais detalhes!

Impacto dos erros na declaração pré-preenchida do IR 2024

Portanto, se não corrigidos, os erros nas declarações pré-preenchidas podem causar diversos transtornos para o contribuinte, incluindo a retenção na malha fina. Isso acontece porque os dados fornecidos pelas instituições financeiras podem conter discrepâncias que, se não ajustadas, indicam inconsistências fiscais. Confira quais são os principais erros encontrados:

  • Saldos inexistentes ou incorretos em contas bancárias;
  • Duplicidade em informações de rendimentos e investimentos;
  • Divergências nos CNPJs relacionados aos investimentos;
  • Valores errados ou dados incompletos sobre rendimentos isentos.
Aplicativo da Receita Federal sob o escrito "Declaração pré-preenchida"
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Como evitar problemas com sua declaração

Dessa forma, para evitar cair na malha fina e garantir que sua declaração do Imposto de Renda esteja correta, é recomendável seguir algumas dicas essenciais. Primeiramente, sempre confira os dados no informe de rendimentos fornecido pela sua instituição financeira. 

Veja também:

Nubank lança serviço de viagens para clientes de alta renda

Além disso, verifique cada item com cuidado, especialmente o CNPJ e os valores declarados. Adicionalmente, confira mais algumas dicas:

  • Confira os saldos das contas conforme o último dia útil do ano;
  • Assegure-se de que todos os investimentos estão corretamente listados e com os valores adequados;
  • Verifique as informações sobre rendimentos isentos e tributáveis;
  • Em caso de inconsistências, não hesite em procurar um contador ou a própria instituição financeira para as correções necessárias.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com