Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2024: Receita volta a receber declarações nesta segunda (3)

Nesta segunda-feira (3), a Receita Federal voltou a receber as declarações do IR 2024. Confira como fazer a entrega!

Embora o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) tenha encerrado na última sexta-feira (31). Nesta segunda-feira (3), a Receita Federal voltou a receber declarações. Dessa forma, aqueles que não conseguiram fazer o procedimento dentro do prazo poderão enviar a declaração, mas estarão sujeitos à multa.

Ao contrário dos contribuintes do Rio Grande do Sul, que poderão fazer a declaração do IR 2024 até o dia 31 de agosto sem que haja qualquer penalidade. Assim, a medida visa oferecer um pouco mais de tempo para que os contribuintes gaúchos possam organizar suas finanças e documentações afetadas pelo desastre natural. Veja mais detalhes!

Entrega do IR 2024

Portanto, aqueles que não entregaram a declaração dentro do prazo previsto estão sujeitos à aplicação de multa. Dessa forma, o valor mínimo desta multa é de R$ 165,74 e pode chegar a 1% ao mês sobre o imposto devido, caso este exista, até atingir 20% do valor. 

Veja também:

Caixa libera saque do FGTS a um novo grupo; confira quem tem direito

Além disso, a situação irregular junto à Receita Federal pode trazer outros transtornos, como dificuldades na emissão de passaporte ou na obtenção de créditos financeiros. Diante disso, Para facilitar a vida dos contribuintes, a Receita Federal disponibiliza três principais formas de realizar a declaração:

  • Pelo computador: Basta baixar o programa no site oficial da Receita Federal;
  • Pelo site: Acessível através de uma conta gov.br, sem necessidade de instalação de softwares;
  • Pelo aplicativo móvel: “Meu Imposto de Renda” (disponível para Android e iOS).
Imagem de um celular deitado sobre cédulas de 100 reais e 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Receita Federal, responsável pela cobrança do Imposto de Renda
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Restituição

Adicionalmente, a Receita Federal também definiu o calendário para a restituição do imposto de renda. Este ano, os pagamentos tiveram início já em 31 de maio de 2024, privilegiando grupos prioritários. Assim, os lotes de restituição seguirão disponíveis mensalmente, confira o calendário:

  • 2º lote: 28 de junho de 2024;
  • 3º lote: 31 de julho de 2024;
  • 4º lote: 30 de agosto de 2024;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2024.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com