Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR: o que é e como declarar em 2024?

Entenda a importância do informe de rendimentos (IR) neste guia completo. Saiba quem emite e veja como receber!

Começou o prazo para que empregadores, bancos e corretoras enviem aos respectivos funcionários e clientes o informe de rendimentos (IR). Ademais, as aplicações financeiras do ano-calendário de 2023. Desse modo, o prazo termina no dia 29 de fevereiro. Porém, você sabe para que serve esse documento?

Sendo assim, o IR é um comprovante dos valores recebidos pelo contribuinte ao longo do ano. Isto é, ele é um resumo dos ganhos – incluindo salários e investimentos – obtidos no respectivo ano, de acordo com Alzieth Barcarena, sócia da NTW Contabilidade. Portanto, siga a leitura para conferir mais detalhes acerca do IR.

Informe de rendimentos (IR)

Pessoa fazendo cálculos do imposto de renda com caneta na mão, na frente a frase escrita "Rendimento para imposto de renda"
Crédito da imagem: Proxima Studio / Shutterstock.com

“Para o contribuinte, o informe de rendimentos (IR) serve como um registro preciso e consolidado do que ganhou no período fiscal. Ele é fundamental para a elaboração da declaração do Imposto de Renda, pois é usado para calcular os valores a pagar ou a restituir”.

Isso segundo Elvira de Carvalho, consultora tributária da King Contabilidade. Assim, instituições financeiras, como bancos e corretoras, empregadores, INSS e qualquer outra fonte que pague renda ao contribuinte enviam o IR.

“Isso inclui bancos, onde você trabalhe ou tenha trabalhado, corretoras de valores, entre outros”, diz Elvira. As empresas são obrigadas a enviar o documento até o último dia útil de fevereiro, que neste ano de 2023 será a próxima quinta-feira, 29 de fevereiro.

Como receber o informe de rendimentos?

De regra, as organizações emitem o documento nos canais de comunicação com seus clientes, tais como e-mail, mensagens no app, áreas logadas ou pelos Correios. Entretanto, o contribuinte também pode acessar o informe de forma mais proativa. Assim, ao entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento, ou acessando o site das instituições ou órgãos públicos onde tem recursos aplicados.

“Por exemplo, deve-se acessar o informe de rendimentos originário do INSS pelo beneficiário no site ou app do ‘Meu INSS’”, esclarece a consultora da King Contabilidade. Elvira de Carvalho adverte que a responsabilidade pela declaração do Imposto de Renda é exclusiva do próprio contribuinte, quer tenha recebido ou não o informe de rendimentos.

Veja também:

Novo Cartão do Idoso: saiba tudo sobre o documento e veja como solicitar o seu!

Portanto, quem não recebeu o documento deve buscar formas de obtê-lo. “O contribuinte que não cumprir com suas obrigações fiscais, como a entrega da declaração do IR, corre o risco de ser penalizado com multas”, finaliza Elvira.

Imagem: Proxima Studio / Shutterstock.com