Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Juros do cartão de crédito chegam a 336% a.a. em agosto após alta da Selic

Aumento foi de 4,6 pontos percentuais

0

Com o novo aumento da Selic, chegando a 6,25%, os juros do cartão de crédito rotativo também aumentaram. Assim, a taxa de juros dos cartões chegou a 336,1% durante o mês de agosto. Já na comparação com o mês de julho, o aumento foi de 4,6 pontos percentuais. Os dados foram informados pelo Banco Central nesta segunda-feira (27). Com os resultados, a taxa cobrada no cartão de crédito rotativo passa a ser a maior desde agosto de 2017, quando era de 392,3% ao ano.

Juros do cartão de crédito chegam a 336% ao ano em agosto após alta da Selic

Primeiramente, vale dizer que, de maneira geral, o rotativo do cartão, juntamente com o cheque especial, é um tipo de crédito utilizado pelos clientes em situação emergencial. Ou seja, ele é usado apenas quando o usuário paga menos do que a quantia integral da sua fatura do cartão. Depois de 30 dias, a dívida é parcelada.

Além disso, em abril de 2017, foi instituída uma regra que estabelece que os bancos devem transferir, depois de um mês, a dívida do rotativo do cartão para o parcelado. Dessa forma, por terem juros mais baixos, os clientes passaram a ter taxas de inadimplência menores.

Por fim, vale dizer que o aumento do valor do crédito acompanha o aumento da inflação no país, e também a elevação constante da Selic. Na última quarta-feira (22), o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC passou a subir a taxa Selic em 1 ponto percentual. Desse modo, o índice aumentou de 5,25% para 6,25% ao ano, como já mencionamos. Esse é o maior patamar desde julho de 2019.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Comentários do Facebook

- Publicidade -