Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimos: juros cobrados de empresas e famílias subiram em outubro

Na última sexta-feira (26), a pesquisa Estatísticas Monetárias e de Crédito do Banco Central (BC) apontou que as taxas de juros dos empréstimos nos bancos aumentaram em outubro. Nas operações com taxas livremente definidas pelos bancos, a taxa média cobrada de empresas e famílias ficou em 32,8% ao ano. Sendo assim, houve um aumento de 2,2 pontos percentuais em relação a setembro, quando a taxa média estava em 30,6% ao ano. Essa é a maior taxa desde março de 2020, quando ela foi de 33,3% ao ano.

É provável que você goste também:

Empréstimos: quais empresas oferecem crédito no Serasa eCred?

Santander: veja quais cartões de crédito estão disponíveis no Serasa eCred

Novo empréstimo da Caixa está liberado para quem não é cliente

Empréstimos: juros cobrados de empresas e famílias subiram em outubro

Em suma, as famílias pagaram taxa média de juros de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro. Já as empresas tiveram uma taxa de 19,1% ao ano, elevação de 2 pontos percentuais. Em 12 meses, as altas foram de 4,8 pontos percentuais para as pessoas físicas e de 7,1 pontos para as empresas.

No caso das famílias, o BC destacou os aumentos das taxas do crédito pessoal não consignado (6,2 ponto percentual, chegando a 83,6% ao ano, em outubro). Por outro lado, o crédito pessoal consignado para servidores públicos cresceu só 0,9 ponto percentual, com taxa de 17,9 % ao ano.

Já o cartão de crédito rotativo aumentou 4,1 pontos percentuais; atingindo uma taxa de 343,6% ao ano. Por outro lado, o cheque especial para as famílias ficou com taxa de 128,8% ao ano, tendo uma diminuição de 0,8 ponto percentual em relação a setembro.

Ademais, não foram apenas as taxas para as famílias que aumentaram. No crédito às empresas, o destaque ficou para as elevações nos custos de contratação de desconto de duplicatas e outros recebíveis (1,5 ponto percentual, com taxa em 14,2% ao ano).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: William Potter / Shutterstock.com