Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

LinkedIn faz estudo e identifica 15 profissões aquecidas para 2021

Áreas de saúde, tecnologia, marketing, varejo online, farmácia e pesquisa são as mais aquecidas.

0

A pandemia do coronavírus não apenas afetou vários os setores da economia, mas também fez surgir novas demandas para o mercado de trabalho. De acordo com dados obtidos pelo LinkedIn (rede social de empregos e networking), há 15 profissões aquecidas para 2021.  Confira abaixo quais são elas.

É provável que você também goste:

XP faz contratação relâmpago para 100 profissionais de tecnologia

Amazon oferece 110 vagas de emprego em diversas áreas. Confira os requisitos!

PicPay anuncia 450 vagas de emprego no Brasil para o 1º trimestre

15 profissões aquecidas para 2021

O LinkedIn relata que, como já se era de esperar, há uma forte ascensão para as profissões dos setores de saúde e tecnologia. Isso se deve, sobretudo, às demandas impostas pela pandemia. 

O ano de 202o trouxe também, com o coronavírus, novas tendências ao mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito às habilidades profissionais. Além das áreas de saúde e tecnologia, os setores de marketing, varejo online, farmácia e pesquisa também mostram-se aquecidos. 

Confira abaixo as 15 profissões aquecidas para 2021, de acordo com o LinkedIn.

15. Especialistas em saúde mental

Como já era previsto, a pandemia não afetou somente as pessoas fisicamente, mas também psicologicamente. O estresse pelo luto de entes queridos, o isolamento social e a incerteza de um amanhã trouxeram impactos muito significativos à saúde mental das pessoas. Por isso, as contratações de especialistas em saúde mental cresceram 34%. 

Cargos mais comuns: psicoterapeuta e psicólogo clínico.

14. Profissionais do setor de varejo

O ano de 2021 sem dúvida traz expectativas muito positivas ao setor varejista. Afinal, a retomada gradual da atividade econômica é um grande motivo de esperanças aos mesmos. Muitas empresas passaram em 2020 por uma transição do estilo de venda: passou de venda física para digital, como uma forma de salvar o negócio. Por isso, essa é vista como uma das 15 profissões aquecidas para 2021.

Cargos mais comuns: especialista em varejo e especialista em merchandising.

13. Cargos em customer success

Esse setor nada mais é que uma área estratégica que se propagou com as empresas de Software as a Service (Saas). Essa área busca manter os clientes em plataformas de venda por um tempo maior, garantindo assim, mais receitas. Sendo assim, deve haver um alinhamento entre as metas das empresas e os objetivos do cliente. 

Durante a pandemia, esse setor teve um crescimento de 37% na contratação de cargos focados no sucesso de clientes. Inclusive diversas empresas passaram a realizar o atendimento online, para manter seus clientes. 

Cargos mais comuns: atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, gerente de experiência do cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente e parcerias estratégicas.

 

12. Análises de dados

Outro setor que cresceu muito com a pandemia certamente é área de análise de dados. Há anos esse ramo já vem crescendo de forma significativa. Com a pandemia e a necessidade de direcionar os negócios para o meio online, bem como garantir o processamento de dados com eficiência, as empresas tiveram que investir mais nesse setor.

Cargos mais comuns: analista de dados, analista de desempenho, analista de validação e engenheiro(a) de dados.

11. Serviços criativos

Outra das 15 profissões aquecidas para 2021 foram as ligadas ao setor de criação. Afinal, houve um aumento de 67% no número de contratações. Empresas com orçamento pequeno, para enormes campanhas publicitárias, buscaram cada vez mais profissionais autônomos. Entre eles, pode-se citar escritores e ilustradores, por exemplo. 

Cargos comuns: artista 3D, designer gráfico, figurinista, ilustrador e redator.

10. Cargos de apoio à saúde

Um grande e importante setor em crescimento sem dúvida é o de profissionais que atuam em cargos diversos na área da saúde. Balconistas de farmácia, assistentes de saúde e gerentes de operações clínicas são alguns exemplos.

Cargos mais comuns: assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a), coordenador(a) médico.

9. Telemarketing

O LinkedIn aponta que, em 2020, as contratações no setor de telemarketing cresceram aproximadamente 67%, sendo que público jovem foi o mais contratado. Além disso, o dado mais interessante é que 61% dos profissionais contratados possuem o título de bacharel.

Cargos mais comuns: representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

8. Profissionais de finanças

Com a pandemia, e o ano turbulento no mundo das finanças, a necessidade por profissionais prontos para lidar com crises e momentos de incerteza econômica cresceu muito. Os bancos são as empresas que mais contrataram nessa área, e essa é uma das razões que faz essa ser uma das 15 profissões aquecidas para 2021. 

Cargos mais comuns: bancário, consultor de serviços financeiros, contador, diretor financeiro, corretor de ações, consultor de serviços financeiros e supervisor de contas a receber.

7. Especialistas em marketing digital

Com o aumento do consumo de conteúdo digital, a procura por especialistas em marketing digital cresceu muito em 2020. Essa carreira anda lado a lado com a produção de conteúdo digital e a área de tecnologia. 

Cargos mais comuns: consultor de marketing digital, gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, produtor de conteúdo e redator para experiência do usuário.

6. Profissionais autônomos de conteúdo digital

O isolamento fez com que o consumo de conteúdos digitais crescesse muito. Houve um aumento nas contratações de 74%, afinal ocorreram muitas lives e shows nas redes sociais. 

Cargos mais comuns: podcaster, YouTuber, coordenador de conteúdo e editor de vídeo.

5. Especialistas em e-commerce

O fechamento das lojas físicas por conta da pandemia fez com que as mesmas tivessem que se reinventar. Com isso, passaram a investir nas vendas onlines. E deu certo, pois a contratação de especialistas em e-commerce e logística cresceu 43%.

Cargos mais comuns: diretor de cadeia de suprimentos, técnico em logística, analista de estoque, operário de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce.

4. Cargos de vendas e desenvolvimento de negócios

Outra das 15 profissões aquecidas para 2021 é o setor de vendas e o ambiente de negócios. Ao conseguir lidar com os desafios impostos pelo ano passado, muitas empresas obtiveram crescimento. 

Cargos mais comuns: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas.

3. Farmacêuticos e pesquisadores

 Se 2021 será marcado pelo ano das vacinas contra o coronavírus, isso sem dúvida se deve ao esforço dos profissionais das áreas farmacêuticas e pesquisadores. 2020 foi um ano em que houve muitos investimentos em pesquisas que pudessem ajudar no controle da Covid-19.

Cargos mais comuns: técnico em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório.

2. Cargos em tecnologia

A carreira de tecnologia sempre foi vista como uma profissão com grandes possibilidade de expansão, e em 2020 não foi diferente. O isolamento e o home office contribuíram muito para o crescimento da profissão. 

Cargos mais comuns: engenheiro de software, desenvolvedor de back-end, desenvolvedor de jogos, desenvolvedor de front-end, consultor de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor de web e analista de segurança cibernética.

 

1. Médicos especializados

E para finalizar a lista das 15 profissões aquecidas para 2021, estão os médicos especializados. A pandemia testou, e muito, os profissionais da saúde. As contratações de enfermeiros de UTI cresceu 820%. 

Cargos mais comuns: enfermeiro de terapia intensiva, enfermeiro de saúde pública, enfermeiro de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico, médico e especialista clínico.

Gostou de saber as 15 profissões aquecidas para 2021?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais através do Facebook, Twitter e Instagram. Assim você fica por dentro de tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo das fintechs.

Imagem: Halfpoint / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...