Começaram a circular nas redes sociais várias mensagens dizendo que o governador João Doria teria decretado lockdown em São Paulo. De acordo com as mensagens, o lockdown duraria de 01/06/2020 até 15/06/2020 e teria sido publicado no Diário Oficial do Estado. Mas será que isso é verdade? Confira a resposta nessa matéria.

É provável que você também goste:

Parceria entre a Caixa e empresas de maquininhas vai possibilitar crédito a microempresas

É verdade que o filho de William Bonner foi aprovado no Auxílio Emergencial?

Câmara aprova uso obrigatório de máscaras em todo o Brasil, sob pena de multa

O que é um lockdown?

Lockdown nada mais é do que quando todas as pessoas são proibidas de sair às ruas para tarefas não essenciais. Ou seja, o lockdown é uma versão mais rigorosa do isolamento social que estamos vivendo atualmente. Com o aumento nos casos de Covid-19, a possibilidade de decretar lockdown tem sido considerada por vários estados e municípios brasileiros.

Mensagens sobre lockdown em São Paulo

Conforme as mensagens que circulam nas redes sociais, o governador João Doria Jr teria decretado um lockdown no estado de São Paulo. Sendo assim, a população estaria proibida de sair às ruas entre os dias 01/06/2020 e 15/06/2020, exceto para atividades essenciais. A tal decisão inclusive já teria sido publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Confira a seguir algumas dessas mensagens:

Mensagem 1: “Diário Oficial de hoje 21/05/2020, Pagina 9, Emenda numero 3. O Governador João Dória encaminhou para a Assembléia Legislativa e será votado pela ALESP… Lockdown de 01/06 a 15/06”

Mensagem 2: “Pra quem tem preguiça de ler: LOCKDOWN EM SÃO PAULO DE 01/06/2020 à 15/06/2020. Se sair na rua, sem comprovante de trabalho referente aos serviços essenciais, responderá CRIMINALMENTE. Tchau, brigada! E fica em casa!!”

Mensagem 3: “LOCKDOWN NO ESTADO DE SÃO PAULO??? VAMOS VER A EMENDA N. 3, AO PROJETO DE LEI N,. 351 DE 2020… URGENTE!!!! DORIA QUER QUEBRAR O ESTADO?????? O COMUNISMO IMPLANTADO PELO DITADOR DORIA NO ESTADO DE SÃO PAULO!!!”

João Doria realmente decretou lockdown em São Paulo?

Afinal, realmente vai haver um lockdown na primeira quinzena de junho em São Paulo? Por enquanto, a resposta é NÃO. Embora João Doria considere a possibilidade de lockdown em São Paulo, essa medida ainda não foi decretada.

Quanto à publicação no Diário Oficial de São Paulo, ela é verdadeira. No entanto, não se trata de um decreto, e sim de uma proposta de emenda legislativa no projeto de lei 351 (que prevê a antecipação do feriado de 9 de julho). Essa proposta de emenda legislativa foi feita em uma sessão virtual, mas acabou sendo rejeitada.

Esse boato sobre o lockdown em São Paulo foi tão longe que o Governo de São Paulo fez uma publicação em sua página oficial no Facebook desmentindo a informação, conforme imagem abaixo.

desmentindo lockdown em Sao Paulo
Imagem: página oficial do Governo de São Paulo no Facebook.

Em resumo, o governo de São Paulo não decretou lockdown. No entanto, se o número de casos de Covid-19 continuar aumentando, há a possibilidade de haver um lockdown. Sendo assim, por uma questão de saúde pública, recomendamos que você continue evitando sair de casa, mesmo sem ainda ter sido decretado o lockdown.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube

, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Maciej Bledowski, via Shutterstock.