Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lucro do FGTS 2024: veja se você vai receber e quando será pago

Descubra como funciona o FGTS, como ele rende e quais as melhores maneiras de utilizar o seu saldo para obter lucro

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil. Assim, o fundo é composto por depósitos mensais feitos pelo empregador, equivalentes a 8% do salário bruto do trabalhador, e rende 3% ao ano mais a variação da TR (Taxa Referencial).

Dessa forma, o cálculo do lucro distribuído pelo FGTS é proporcional ao saldo que o trabalhador possui em sua conta até o final do ano. Assim, há a distribuição dos resultados financeiros do fundo, o que geralmente ocorre entre os meses de julho e agosto.

Veja também:

Seu Saque-Aniversário do FGTS pode estar em risco em 2024; Veja as novas mudanças

Como funciona a rentabilidade do FGTS?

Portanto, confira como funciona o cálculo do lucro do FGTS:

  • Depósito mensal do empregador: O equivalente a 8% do salário bruto do trabalhador é depositado mensalmente na conta do FGTS;
  • Juros de 3% ao ano: A conta do FGTS rende 3% ao ano sobre o saldo acumulado;
  • Variação da TR (Taxa Referencial): A TR é um índice que acompanha a inflação do país. O valor da TR é adicionado ao saldo da conta do FGTS a cada mês.

Assim, quanto mais tempo você trabalhar com carteira assinada, maior será o saldo da sua conta do FGTS e, consequentemente, maior será o lucro.

Imagem de um celular com a logo do FGTS na tela e várias notas de R$50 e R$100.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Onde consultar o lucro do FGTS?

Por fim, você pode consultar o lucro do seu FGTS de diversas maneiras. Confira algumas delas:

  • Aplicativo FGTS: baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Site da Caixa Econômica Federal: Acesse o site da Caixa Econômica Federal e digite seu CPF e senha para consultar o saldo;
  • Agências da Caixa Econômica Federal: Você pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e consultar o saldo pessoalmente.

No entanto, vale destacar que o lucro do FGTS, juntamente com o restante do saldo, só poderá ser resgatado em situações previstas em lei, como demissão sem justa causa, compra da casa própria e aposentadoria.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com