Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maior parte dos pequenos negócios se encontra no Sudeste

Na última segunda-feira (2), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae Rio) divulgou seu levantamento, onde consta que mais da metade das pequenas empresas do Brasil ficam na região Sudeste, sendo 9,2 milhões de pequenos negócios ativos, o que representa 51% das empresas desse enquadramento em território brasileiro. As regiões que vêm em seguida, são:

  • Sul – 19%;
  • Nordeste – 17%;
  • Centro-Oeste – 9%
  • Norte – 5%.

É provável que você também goste:

Receita Federal: veja prazo para MEIs entregarem declaração anual

Quais planos de saúde aceitam MEI?

MEI

Os pequenos negócios incluem microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs). Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae Rio, na região Sudeste, são 5,6 milhões de microempreendedores individuais, sendo que 3,5 milhões de trabalhadores dessa região atuam nesse modelo de negócio.

Crescimento

Segundo a pesquisa, desde que os dados começaram a ser levantados em 2020 até 2021, a quantidade de pequenas empresas abertas na região sudeste aumentou 28%. Passando de 3,9 milhões para 5 milhões.

Em 2020, foram abertos em todo o Brasil, 8,1 milhões de novos pequenos negócios. Já em 2021, esse número aumentou para 10,5 milhões. E, em 2022, apenas no primeiro trimestre, foram abertas 1,2 milhão de micro e pequenas empresas.

Antônio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio, afirmou para o CNN Brasil que, somente em 2021, 48% das empresas abertas no Brasil foram no Sudeste.

“Apenas no primeiro trimestre deste ano, 1,2 milhão dos pequenos negócios foram abertos na região. A nossa missão é que os empresários tenham maturidade dentro das suas empresas. Cinquenta e dois por cento das empresas com mais de três anos e meio estão por aqui. É uma região importante para a economia do país”, explicou Alvarenga.

PIB e geração de trabalho

Atualmente, 53% do Produto Interno Bruto (PIB) do país é advindo do Sudeste. E, entre 2010 e 2019, o PIB da região teve um aumento de 80%.

Apenas em 2021, segundo dados do Sebrae, o Sudeste foi responsável por 46% das vagas de emprego com carteira assinada criadas pelas micro e pequenas empresas, sendo um total de 980 mil empregos gerados.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: G-Stock Studio / Shutterstock.com